quinta-feira, 29 de junho de 2017

O marketing de Satanás

     Na aula de Arqueologia Bíblica discutimos sobre o passado oculto da história do homem, presente tão somente nos documentos, nos escritos passados de geração em geração, e pela tradição oral. Hoje, sabemos alguma coisa sobre o contexto dos relatos bíblicos graças a misericórdia de Deus e da Arqueologia. Há mais a ser descoberto. Porém é preciso se preparar para isso porque o volume dos achados sobrepuja os de analistas.

     O professor perguntou se deveríamos buscar o que estava oculto em relação à Bíblia ou se deveríamos deixar como está. Qual é o plano de Deus para as relíquias e documentos históricos sobre a historicidade bíblica?

     Quando a mulher foi tentada por Satanás no jardim do Éden, se apresentou a ela na forma de um animal astuto criado por Deus – uma serpente que sondou a espécie humano.

      Satanás queria saber o que Deus disse a eles sobre a árvore do conhecimento. Que era a única fruta do jardim do Éden proibida para ela e seu companheiro. Satanás sabia dessa proibição, mas queria ouvir da Eva para forçar uma conversação para envolvê-la e conseguir que ela aceitasse a sua sugestão – desobedecer a Deus.

      mulher tenta resistir a estratégia de marketing. Até que capitula e compra o que não precisava. Satanás conseguiu vender a Eva o que ela não queria comprar. Satanás foi um bom vendedor de ilusões: Você não tem diante de si uma fruta! Não! Ela é mais do que isso. Se você comê-la deixará de ser criatura e se torna deus. A fruta vai tornar você com os mesmos poderes daquele que a criou! Se você pegar a fruta e comê-la seus olhos serão abertos e você vai conseguir enxergar coisas que no momento parem impossíveis!

Eva pecou em pegar a fruta? Pecou. Mas ainda havia uma esperança para a inocência de Eva se ela não à levasse a boca. Mas ela levou, sentiu o cheio, mordeu e engoliu.

Todas as árvores do jardim do Éden eram formosas aos olhos e tinham frutos suculentos e agradáveis. Eva nunca seria tentada se Satanás não burilasse em seus ouvidos. Depois que disso tudo o que é proibido passou a ser desejável. (Gn3.6).

Quando lemos este versículo temos a impressão que o ouvimos sussurrar o vocativo de satisfação: Yes! Silada!.

Para vender a desobediência à Eva, Satanás fez uso um marketing poderoso. Está técnica continua fazendo a cabeça da humanidade até hoje, ou seja, principalmente hoje. Ele sondou a “vitima”, descobriu suas necessidades, apresentou o produto e a mulher comprou. A mulher não queria, não estava precisando, mas comprou. E agora, como ela poderia devolver aquela coisa? Satanás agiu como os comerciantes brasileiros: a mercadoria saiu da loja, não há nenhuma possibilidade de devolução. Satanás não aceita devolução. Comprou gato por lebre em dolorosas prestações a perder de vista. A humanidade está pagando até hoje.

Nesse caso não adiante chamar a Patrulha do Consumidor.

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