terça-feira, 10 de novembro de 2015

Dia Nacional do Livro: o poder na leitura


Os livros podem parecer inofensivos fechados. Mas, na verdade, eles têm poder. Sim, a influência de uma leitura pode ser as mais variadas. Quem nunca pegou um livro que mudou seu jeito de enxergar determinada situação? Ou que tenha dado uma idéia genial para solucionar um problema? Que o tenha melhorado como ser humano?

É cientificamente comprovado que o hábito de leitura traz inúmeros benefícios. Tais como:

- melhorar o vocabulário e a escrita;

- trazer conhecimento sobre variados assuntos;

- melhorar a capacidade de analisar e resolver problemas;

- desenvolver a concentração, o foco e a imaginação;

- aprimorar a empatia;

- ampliar suas perspectivas e objetivos;

- melhorar o humor e a auto-estima, etc.

Todas essas vantagens, além de favorecer o indivíduo emocional, social e profissionalmente também o ajudam a manter o cérebro saudável e jovem, exercitando a memória e colaborando até mesmo na prevenção de doenças como o Alzheimer.

Um recente estudo realizado pela Emory University, nos Estados Unidos, chegou a uma conclusão interessante: ler muito pode mudar a estrutura cerebral permanentemente. Isso mesmo! Os participantes que criaram o hábito de ler diferentes tipos de obras desenvolveram uma alta conectividade no córtex temporal esquerdo, área responsável pela assimilação da linguagem. Por isso conseguem compreender, processar e até mesmo sentir o que está escrito de maneira mais rápida e completa do que pessoas que não possuem o hábito de ler.

Diante de tantos benefícios, que tal implantar essa cultura em sua casa? Uma boa sugestão é um “clube do livro”, em que mensalmente um membro da família escolhe um título e uma vez por semana todos expressam o que estão achando da obra. Certamente o proveito será imensurável, além de fortalecer a comunhão no lar.

Fonte: Universia Brasil; by Mensageiro da Paz – Ano 85 – número 1565 – outubro