sábado, 21 de agosto de 2010

Bibliotecas para todos

Fábricas aceitam o desafio de diversificar cognitivo de seus colaboradores

As pessoas que trabalham em fábrica fazendo tarefas rotineiras e não sobra muito tempo para diversificar as atividades intelectuais. O trabalho para o qual foram contratados não permite a variação de atividades. Eles precisam produzir para mostrar resultados. Em conseqüência os exercícios de cognição ficam prejudicados à meia dúzia de neurônios. Preocupados com isso, o Ministério da Educação montou o projeto Ponto de Leitura nas Fábricas, uma parceria entre a prefeitura local, o Ministério da Cultura e os sindicatos dos Metalúrgicos do ABC, dos Químicos e da Construção Civil.
Até agosto de 2010 dez empresas em Diadema, SP, serão contempladas com bibliotecas para que os funcionários tenham mais acesso a diversidade.
A pesquisa Retratos da Leitura mostrou que a mãe é a maior responsável pelo interesse dos filhos por livros. Os idealizadores do projeto pretendem atingir 15 mil pessoas indiretamente.
A estratégia do projeto visa os funcionários das empresas como agentes mediadores para a criação de um ambiente familiar de estímulo à leitura.
Os agentes de leitura são colaboradores da própria empresa. A prefeitura oferece o curso de capacitação quando aprende a etiquetar os livros, montar acervo, atender o público e incentivar os colegas a ler. A empresa sede o espaço e faz as adaptações necessárias para a sala de leitura.
O projeto começou em 2005, e hoje todos sabem ler.
Fonte: FSP, 29/07/2010

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O "Livro Vermelho" de Jung

Sucesso da Vozes amplia o foco editorial


Uma tradicional editora religiosa, Vozes, tem mudado o foco para títulos técnicos e teóricos de ciências humanas. A editora tem um público cativo, por isso, o trabalho com baixas tiragens. Grandes tiragens criam encalhem. A filosofia da editora não impediu o crescimento de 15% se comparado ao mesmo período de 2009. Segundo projeções a editora espera subir para 18, a partir deste mês. A média de crescimento é de 10%. São 2.500 títulos entre religiosos e técnicos. E, para marcar essa fase de sucessos lança a obra “Livro Vermelho”(480 pags.), de Carl G. Jung, por R$ 480,00. Isso é que é comemoração.

Saiba mais clicando aqui.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Livros raros vão a leilão

Coleção de livros raros de Marcio Moreira Alves vai a leilão

Família leiloa coleção de livros raros de Marcio Moreira Alves (1936-2009). Para quem não lembra, Marcio é o autor do discurso do AI-5 (Artigo Institucional nº 5). São 800 títulos e lances mínimos de 120 mil reais. A obra mais valiosa é a “História do Padre Francisco Xavier”, de 1600. Títulos dos anos 1700 e 1800 referentes ao período colonial brasileiro. Há também obras referentes ao Marquês de Pombal (1699-1782). É uma coleção que não foi organizada para ficar guardada, mas manuseada e apreciada por quem sabe do valor. Entre tantos se encontram obras de José Samarago, Lima Barreto e Graciliano Ramos. São obras que pertenciam a biblioteca de Moreira Alves. (Folha, 19/08/2010). Primeiro leilão será no dia 28 de agosto, na livraria Rio Antigo, à rua do Rosário, 155, Centro,  Rio de Janeiro, RJ, (21 2232 2507).

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O tamanho de um sonho

Não importa o tamanho de um sonho, mas sim a determinação de quem sonha. O sonho é transformar a Biblioteca Orlando Spencer Boyer em modelo. A jornada começou há três anos. A este se juntaram outros sonhos desafiadores: o sonho acadêmico, o sonho social, o ético e o espiritual. Deus deu ferramenta humana, espiritual, e técnica, para o homem concretizar os seus sonhos. O IBAD é um sonho realizado. Mas ainda não é o auge, pois pra o homem de Deus o céu é o limite. Há fé de sobra para crescer mais, pois não há perímetro para o tamanho do sonho. É com a colaboração dos parceiros que será possível chegar ao sonho do homem temente a Deus.