quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Leitura nos olhos dos outros

Se ler é bom, por que nós, adultos, lemos tão pouco? No Brasil, a média por pessoa é de só um livro por ano. 

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/roselysayao/1180449-leitura-nos-olhos-dos-outros.shtml

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Biblioteca: do lixo para as prateleiras


Mackenzie promove exposição de Bíblias raras

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está promovendo uma exposição sobre a “A História da Bíblia”. Entre os dias 17 de outubro e 14 de novembro será possível ter acesso a exemplares raros do Livro Sagrado.
A exposição acontece no Centro Histórico e serve para comemorar os 142 anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie. A exposição vai mostrar como os 66 livros do Antigo e Novo Testamento conseguiram atravessar diversos séculos até chegar às nossas mãos.
Ali estarão expostos uma autêntica folha da Bíblia de Gutenberg, um Manuscrito do século I do Evangelho de Marcos, um exemplar de soldados da Guerra do Golfo e da II Guerra, uma Bíblia em Braile e a menor Bíblia do mundo. Haverá muitas outras edições especiais para serem apreciadas pelos visitantes.
Quem passar por lá ainda vai poder participar do projeto da “Bíblia Manuscrita”, cada visitante poderá escrever um trecho da Bíblia a mão até que o exemplar seja completado.
No primeiro dia da exposição haverá palestras de histórias bíblias, acompanhada de músicas para as crianças, com Lu Aranha e Mário Valadão.
Serviço 
Exposição “A História da Bíblia”
Data: 17 de outubro a 14 de novembro
Local: Centro Histórico Mackenzie – Prédio 01
Rua Maria Antonia, 307 – Higienópolis
Entrada gratuita

Mais de 32 milhões de Bíblias foram distribuídas em 2011


Somando com seleções bíblicas é possível dizer que foi possível alcançar 5,4% da população mundial.
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) divulgou esta semana que em 2011 mais de 32,1 milhões de exemplares da Bíblia foram distribuídos em todo o mundo. O número aponta para um crescimento de 11,2% em relação a 2010 onde 30 milhões de exemplares foram distribuídos segundo dados das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU).
O maior crescimento foi observado na África e nas Américas, foram mais de 3,6 milhões de livros a mais que no ano anterior. Para chegar às esses números, a SBU trabalha com os dados das 146 Sociedades Bíblicas que existem ao redor do mundo, podendo assim anotar e analisar a distribuição das Escrituras.
A SBB distribuiu em 2011 mais de 6.783 Bíblias completas, número 14,54% maior que em 2010. A empresa também trabalha com outros tipos de literatura bíblica, como Novos Testamentos, livretos com os Evangelhos, Seleções Bíblicas e outros que se forem somados com as Bíblias completas resultam em mais de 242 milhões de exemplares.
A quantidade dessas literaturas bíblicas que também são distribuídas ao redor do mundo também cresceu, foram 337 milhões em 2010 e 350 milhões em 2011. Somando os dois tipos de exemplares é possível chegar ao número de 381 milhões de Bíblias completas e seleções, atingindo 5,4% da população mundial.
A marca de crescimento foi comemorada tanto pela SBB como pela SBU que tem como principal objetivo levar a Palavra de Deus para todas as pessoas, podendo promover o desenvolvimento espiritual, ético, social e ainda falar de salvação.