sábado, 7 de abril de 2012

Gene confirma origem comum dos rabinos


Londres – Cientistas ingleses e americanos demonstraram, com a ajuda da genética, que o sacerdócio judaico tem sido transmitido de pai para filho há mais de 3 mil anos. A constatação confirmou os relatos bíblicos  que afirma te o primeiro rabino sido escolhido há 3.300 anos. E carta à revista Nature,  os cientistas contaram ter analisado o DNA de 188  rabinos de Israel, dos Estados Unidos, do Canadá e da Grã-Bretanha que não tinham parentesco entre si. Os resultados mostraram que a composição do cromossomo sexual Y, herdado do pai, era diferente daquela dos judeus comuns. Além disso, foi demonstrado que havia semelhanças na composição do cromossomo Y dos rabinos, independentemente dos países de origem.

Extraído da coleção de recortes do prof. Helder Galvão. 
Publicada no jornal ESP, 04/01/1997ão

Bibliotecas luso-latinas

Colômbia sai na frente do Brasil e atigie a meta de uma biblioteca por município, ainda impossível por terram tupiniquins. Este feito será celebrado na Feira do Livro de Bogotá. A Colômbia celebrou em 2010, 1.104 bibliotecas espalhadas pelos municípios de todo o país. No Brasil, em 2009, foram registradas faltas de bibliotecas em 400 municípios dentre o universo de 5.565. Porém, o índice de leitura de lá, 2,2 livros por ano, não são os mesmos daqui que atingem a marca de 4,1 leituras ano. Por aqui os livros são caros  o que impede o acesso de todos. Por lá os preços são mais caros ainda por conta da baixa tiragem das obras. Enquanto aqui atingimos o patamar de 3 mil cópias, a Colômbia se retringe a 1 mil cópias. A Feira de  Livros de Bogotá tem uma árdua tareja a cumprir: "Fortalecer feiras pelo interior do país." e nós, brasileiros, o que podemos fazer para anular essa falta de 400 bibliotecas? Igrejas, empresas, e sociedade bem que podiam se unir para mudar essa estatística.

Painelm da letras; Raquel Cozer; Ilustrada Livros; Folha; 070412

terça-feira, 3 de abril de 2012

Disciplina e organização para o sucesso


Estudo


Escolha um local arejado e bem iluminado para estudar e mantenha seu material em ordem.
Organize o que vai estudar; estabeleça metas e prazos para revisar cada tópico.
Realce ou sublinhe parte dos textos ou do material de estudo, o que facilita a revisão.
Concentre-se: é melhor estudar intensamente durante o período planejado do que “esticar” noite adentro.


Sono


Procure manter horários regulares de sono.
É melhor estar bem disposto do que ser um candidato ao estresse.


Alimentação


Cereais, pães integrais e queijos deixam você bem disposto para estudar.
À noite, evite gorduras, proteínas e estimulantes, como café.


Lazer


Não deixe suas atividades sociais e esportivas de lado: apenas calcule o seu tempo, para que elas não atrapalhem os estudos – a sua prioridade no momento.


Informação


Manter-se atualizado é tão importante quanto estudar: leia todos os jornais e revistas de informação que puder.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Curiosidades




- Os antigos egípcios usavam sandálias feitas de folhas de palmeiras ou de papiro. Algumas, dessas sandálias tinham pintada a seguinte legenda, que parafraseava uma sentença bíblica: “Que Teus inimigos andem debaixo de teus pés”.
Isso quer dizer que as camisetas com desenhos, palavras, ou frases não são novidade, mas uma inspiração egípcia.
- Embora pareça incrível, a pressão do ar sobre a superfície do nosso corpo, é de cerca de 15 toneladas. Não sentimos, porém, essa enorme pressão porque os gazes líquidos internos fazem uma pressão de dentro para fora, perfeitamente equivalente.
A pressão externa de 15 toneladas equivale a um caminhão baú, ou seja, todos nós carregamos um caminhão baú nas costas. A formula de Einstein deixa isso bem claro: E=mc².
- a temperatura que se acredita existir no centro do sol é de 31.500.000 graus centígrados.
Uau! Será que lá é mais quente que o inferno, ou melhor (?),  o próprio inferno.
- Você sabia que a composição química das batatas e das bananas é quase igual?
Comparação: Para percorrer de um ponto a outro no espaço é preciso a localização exata, pois o desvio de um décimo de grau pode levar o viajante à fronteira das galáxias.
- A palavra livro vem do latim líber que significa o nome da película situada entre a madeira e a casca, sobre a qual se escrevia na origem. Hoje essa palavra designa um conjunto de folhas.
Fonte: A Seara, CPAD