terça-feira, 16 de outubro de 2012

Imaginação e Liberdade



Texto literário de qualidade para crianças
Um texto literário de qualidade para criança é aquele que respeita a inteligência e a perspicácia da criança, que não a considera um ser menor, inferior, que precisa de palavras fáceis e coisas mastigadas o tempo inteiro. Deve-se acreditar na competência, na sensibilidade e na astúcia da criança para compreender o texto às vezes melhor do que o próprio autor. Não se pode ter medo de falar de assuntos que interessam à vida e a alma delas.
Um bom livro para crianças
As ilustrações e o projeto gráfico são fundamentais. È a educação do olhar. A criança desenvolve um olhar apurado para a arte e as coisas bem feitas, e um livro de qualidade têm a estética por trás. Tem-se de considerar o suporte. Não é apenas o texto que conta a história: a brochura e a gramatura do papel também.
O papel da literatura na vida das crianças
A literatura de qualidade é libertadora para a criança, tira-a do espaço onde está, confortável, e coloca-a em outro, onde ela pode pensar sobre milhões de assuntos; recriar a história.  A literatura infantil deveria libertar a todos de todas as amarras do dia a dia, e deslocar-los para outro mundo, onde a liberdade e a imaginação são plenas. É um alimento da vida humana. As pessoas não conseguem viver sem ficção e a criança também não. Ela precisa de literatura para levá-la ao campo do sonho, da imaginação, da transgressão. Literatura é transgressão.
Extraído da entrevista que o escritor Ian Brenman concedeu a Bia reis do Estadão - 050812