O texto a seguir, de Célia Figueira, foi extraído do folder "Mostra Bibliográfica sobre Tutoria e Mentorado" promovido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Lisboa, Portugal. em maio de 2009. Publico para auxiliar aos que vão aos dicionários e não encontram a variação da palavra "totoria". Aproveito a oportunidade para relacionar as obras da Mostra.
“O termo mentorado pode ser próximo e, por vezes, confundido com outros, tais como tutoria e aconselhamento (Pereira, 2005 e Denisson, 2000), coaching e ensino (Healy, 1997); segundo alguns autores que o que distingue o mentorado de outro tipo de relações de ajuda e/ou de ensino, é o seu propósito: trata-se de actuar num processo de transição – ajudar alguém a passar de um estado para outro. Numa perspectiva europeia, o mentorado é um processo que visa o desenvolvimento pessoal e não apenas aquisição de novos conhecimentos; o enfoque na transição permite que o programa de mentorado tenha um potencial de aprendizagem mútua, dado que quem apoia já passou por um processo semelhante podendo aumentar a sua tolerância e o seu envolvimento com as tarefas a desempenhar no seu trabalho. Mentorado e tutoria numa mesma relação significa estabelecer relações positivas e atender a dificuldades académicas. Os programas de mentorando permitem valorizar e reconhecer as perspectivas de desenvolvimento individual valorizando o apoio social e o suporte dos pares.”
Célia Figueira
Gabinete de Apoio Psicopedagógico ao Estudante,
em comunicação ao encontro AFIRSE, Lisboa, 2008
Célia Figueira
Gabinete de Apoio Psicopedagógico ao Estudante,
em comunicação ao encontro AFIRSE, Lisboa, 2008
E-mail: biblio@fpce.ul.pt
Obras da Amostra
ALLEN, Vermon L., ed.
Children as teachers : theory and research on tutoring / ed. by Vermon L. Allen. - New york : Academic Press, 1976. - XIV, 276 p.. - (Educational Psychology Series ). - ISBN 0-12-052640-9
PD-4693
BAUDRIT, Alain
Tuteur : une place, des fonctions, un métier? / Alain Baudrit. - Paris : Presses Universitaires de France, 1999. - VI, 163 p.. - (Éducation et Formation )ISBN 2-13-049742-X (brochado)
FOR/PROF BDR*TUT
FOR/PROF BDR*TUT
BAUDRIT, Alain
Tutorer / Alain Baudrit. - Paris : L'Harmattan, 2005. - (Éduquer . Psychologies-sciences de léducation ; 9 )
ISBN 2-7475-8154-3 (brochado)
PED BDR*TUT
BAUDRIT, Alain
ISBN 2-7475-8154-3 (brochado)
PED BDR*TUT
BAUDRIT, Alain
Le tutorat : richesses d'une méthode pédagogique / Alain Baudrit. - Bruxelles : De Boeck, 2002. - 170 p.. - (Pratiques pédagogiques ) ISBN 2-8041-4253-1
PED BDR*TUT Ex. 1
DALOZ, Laurent A.
Effective teaching and mentoring : realizing the transformational power of adult learning experiences / Laurent A. Daloz ; foreword by Patricia Cross. - San Francisco : Jossey-Bass, 1987. - XIII,256p. ; 24cm. - (The Jossey-Bass Higher Education Series ) ISBN 1-55542-001-X
55542-001-X
FOR/ADU DLZ*EFF
FOR/ADU DLZ*EFF
FRIERSON, Henry T., ed.
Diversity in higher education / editor Henry T. Frierson, JR.. - Greenwich : JAI, 1997. - Vol. 1: Mentoring and diversity in higher education. -XI, 202 p.- ISBN: 0-7623-0086-8
PSI/EDUC FRR*DIV
IMAGINÁRIO, Luís, coord.
O papel do tutor no âmbito das novas modalidades formativas / equipa técnica Luís Imaginário, Alexan-drina Barros, José Manuel Castro ; [ed. lit.] Direc-ção Geral do Emprego e Formação Profissional. - Lisboa : D.G.E.F.P., 2001, D.L. 2002. - 284 p. ; 23 cm. - (Cadernos de emprego ; 35 ) ISBN 972-8312-46-6
FOR/ADU IMG*PAP
JOHNSON, W. Brad
On being a mentor : a guide for higher education faculty / W. Brad Johnson. - New Jersey : Law-rence Erlbaum Associates, Publishers, 2007. - XI, 260 p. ; 23 cm ISBN 0-8058-4897-5
PSI/EDUC JHN*ON
MOYNE, Albert
Relation d'aide et tutorat : l'entretien avec l'élève / Albert Moyne ; pref. de A. de Peretti. - Paris : Fleurus, cop.1983. - 219p. ; 21cm. - (Pédagogie Psychosociale ; 45 )
PSI/ED MYN*REL
RAPOSO, Nicolau de Almeida Vasconcelos, 1940-
Ensaio de avaliação da atitudes de dois grupos de estudantes em relação à aprendizagem audio-tutorial da física / Nicolau de Almeida Vasconcelos Raposo. - Coimbra : Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1972. - P. 221-249 ; 24 cm. - Separata da Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano VI – 1972
PD-3507
PD-3507
SIMÃO, Ana Margarida Veiga, 1957-
Tutoria e auto-regulação da aprendizagem no ensino superior / Ana Margarida Veiga Simão. - Lisboa : Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008. - Pag. var.. - Caderno elaborado para o Curso de Pós-Graduação em Políti-ca e Formação no Ensino Superior, Protocolo FPCE-UL - Faculdade de Campos Elíseos, Brasil, 21 a 24 de Janeiro de 2008
FOR/ADU SIM*TUT
SANCHEZ SANCHEZ, Serafin
La tutoria en los centros docentes : manual del pro-fesor tutor / Serafin Sanchez Sanchez. - 4ª ed., corr. y act. - Madrid : Escuela Española, 1985. - 247 p. : il. ; 24 cm. - ISBN 84-331-0083-1
PD-5678
TOMLINSON, Peter
Understanding mentoring : reflective strategies for school-based teacher preparation / Peter Tomlinson. - Buckingham : Open University Press, cop.1995. - XI,328p. ; 23cm ISBN 0-335-19306-4
FOR/PROF TML*UND
TUTORIAS
Tutorias : qué son, qué hacen, cómo funcionan / Miguel Angel Ortega Campos... [et al.]. - Madrid : Popular, [1988?]. - 128 p. : il. ; 19 cm. - (Experiencias pedagógicas. . Libros ; 1 ). - Data do Depósito Legal 1988. - ISBN 84-85016-98-X
PD-5679