segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Mentorado

O texto a seguir, de Célia Figueira, foi extraído do folder "Mostra Bibliográfica sobre Tutoria e Mentorado" promovido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Lisboa, Portugal. em maio de 2009. Publico para auxiliar aos que vão aos dicionários e não encontram a variação da palavra "totoria". Aproveito a oportunidade para relacionar as obras da Mostra.

         “O termo mentorado pode ser próximo e, por vezes, confundido com outros, tais como tutoria e aconselhamento (Pereira, 2005 e Denisson, 2000), coaching e ensino (Healy, 1997); segundo alguns autores que o que distingue o mentorado de outro tipo de relações de ajuda e/ou de ensino, é o seu propósito: trata-se de actuar num processo de transição – ajudar alguém a passar de um estado para outro. Numa perspectiva europeia, o mentorado é um processo que visa o desenvolvimento pessoal e não apenas aquisição de novos conhecimentos; o enfoque na transição permite que o programa de mentorado tenha um potencial de aprendizagem mútua, dado que quem apoia já passou por um processo semelhante podendo aumentar a sua tolerância e o seu envolvimento com as tarefas a desempenhar no seu trabalho. Mentorado e tutoria numa mesma relação significa estabelecer relações positivas e atender a dificuldades académicas. Os programas de mentorando permitem valorizar e reconhecer as perspectivas de desenvolvimento individual valorizando o apoio social e o suporte dos pares.”
Célia Figueira
Gabinete de Apoio Psicopedagógico ao Estudante,
em comunicação ao encontro AFIRSE, Lisboa, 2008
E-mail: biblio@fpce.ul.pt

Obras da Amostra

ALLEN, Vermon L., ed.
Children as teachers : theory and research on tutoring / ed. by Vermon L. Allen. - New york : Academic Press, 1976. - XIV, 276 p.. - (Educational Psychology Series ). - ISBN 0-12-052640-9
PD-4693

BAUDRIT, Alain
Tuteur : une place, des fonctions, un métier? / Alain Baudrit. - Paris : Presses Universitaires de France, 1999. - VI, 163 p.. - (Éducation et Formation )ISBN 2-13-049742-X (brochado)
FOR/PROF BDR*TUT

BAUDRIT, Alain
Tutorer / Alain Baudrit. - Paris : L'Harmattan, 2005. - (Éduquer . Psychologies-sciences de léducation ; 9 )
ISBN 2-7475-8154-3 (brochado)
PED BDR*TUT
BAUDRIT, Alain

Le tutorat : richesses d'une méthode pédagogique / Alain Baudrit. - Bruxelles : De Boeck, 2002. - 170 p.. - (Pratiques pédagogiques ) ISBN 2-8041-4253-1
PED BDR*TUT Ex. 1

DALOZ, Laurent A.
Effective teaching and mentoring : realizing the transformational power of adult learning experiences / Laurent A. Daloz ; foreword by Patricia Cross. - San Francisco : Jossey-Bass, 1987. - XIII,256p. ; 24cm. - (The Jossey-Bass Higher Education Series ) ISBN 1-55542-001-X
55542-001-X
FOR/ADU DLZ*EFF
FRIERSON, Henry T., ed.

Diversity in higher education / editor Henry T. Frierson, JR.. - Greenwich : JAI, 1997. - Vol. 1: Mentoring and diversity in higher education. -XI, 202 p.- ISBN: 0-7623-0086-8
PSI/EDUC FRR*DIV

IMAGINÁRIO, Luís, coord.
O papel do tutor no âmbito das novas modalidades formativas / equipa técnica Luís Imaginário, Alexan-drina Barros, José Manuel Castro ; [ed. lit.] Direc-ção Geral do Emprego e Formação Profissional. - Lisboa : D.G.E.F.P., 2001, D.L. 2002. - 284 p. ; 23 cm. - (Cadernos de emprego ; 35 ) ISBN 972-8312-46-6
FOR/ADU IMG*PAP

JOHNSON, W. Brad
On being a mentor : a guide for higher education faculty / W. Brad Johnson. - New Jersey : Law-rence Erlbaum Associates, Publishers, 2007. - XI, 260 p. ; 23 cm ISBN 0-8058-4897-5
PSI/EDUC JHN*ON

MOYNE, Albert
Relation d'aide et tutorat : l'entretien avec l'élève / Albert Moyne ; pref. de A. de Peretti. - Paris : Fleurus, cop.1983. - 219p. ; 21cm. - (Pédagogie Psychosociale ; 45 )
PSI/ED MYN*REL

RAPOSO, Nicolau de Almeida Vasconcelos, 1940-
Ensaio de avaliação da atitudes de dois grupos de estudantes em relação à aprendizagem audio-tutorial da física / Nicolau de Almeida Vasconcelos Raposo. - Coimbra : Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1972. - P. 221-249 ; 24 cm. - Separata da Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano VI – 1972
PD-3507

SIMÃO, Ana Margarida Veiga, 1957-
Tutoria e auto-regulação da aprendizagem no ensino superior / Ana Margarida Veiga Simão. - Lisboa : Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008. - Pag. var.. - Caderno elaborado para o Curso de Pós-Graduação em Políti-ca e Formação no Ensino Superior, Protocolo FPCE-UL - Faculdade de Campos Elíseos, Brasil, 21 a 24 de Janeiro de 2008
FOR/ADU SIM*TUT

SANCHEZ SANCHEZ, Serafin
La tutoria en los centros docentes : manual del pro-fesor tutor / Serafin Sanchez Sanchez. - 4ª ed., corr. y act. - Madrid : Escuela Española, 1985. - 247 p. : il. ; 24 cm. - ISBN 84-331-0083-1
PD-5678

TOMLINSON, Peter
Understanding mentoring : reflective strategies for school-based teacher preparation / Peter Tomlinson. - Buckingham : Open University Press, cop.1995. - XI,328p. ; 23cm ISBN 0-335-19306-4
FOR/PROF TML*UND

TUTORIAS
Tutorias : qué son, qué hacen, cómo funcionan / Miguel Angel Ortega Campos... [et al.]. - Madrid : Popular, [1988?]. - 128 p. : il. ; 19 cm. - (Experiencias pedagógicas. . Libros ; 1 ). - Data do Depósito Legal 1988. - ISBN 84-85016-98-X
PD-5679