segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Truques caseiros ajudam na conservação dos livros de sua biblioteca

Pode ser uma pequena estante ou uma super biblioteca num quarto, toda casa tem seu cantinho intelectual. Mas além de saber e informação, os livros também acumulam mofo, bolor, traças, cupins e manchas. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para evitar que o tempo danifique estas obras.

O primeiro deles é, ao arrumar a estante ou a biblioteca, verificar sempre o estado dos livros e papéis. Para sua conservação e limpeza, Nenzinha Machado Salles, autora do livro “Sebastiana Quebra Galho” aconselha: pelos menos duas vezes por ano passar uma escova de roupa na parte superior dos livros e nas páginas, para retirar a poeira.

Mais caras e mais sensíveis, as encadernações em couro exigem cuidados especiais. Para limpá-las e conservá-las basta passar uma solução de éter e óleo de linhaça, em partes iguais. Numa emergência, esfregar um pano macio, umedecido em vinagre também faz efeito. Para evitar as traças e cupins, de três em, três meses, deve-se encharcar as estantes com querosene (de preferência JACARÉ).

Já para se livrar do mofo e do bolor que se acumulam devido à umidade, as receitas são mais simples. Os talcos e perfumes evitam que os livros criem bolor e as essências de alfazema. Terebintina e notrobenzina são as mais indicadas. As machas de mofo e as deixadas pelas moscas também podem ser retiradas esfregando-se um pano macio, umedecido em vinagre. Depois, basta passar algodão seco.

- Quando as páginas de um livro ficar grudadas por causa da umidade, por exemplo, basta colocá-lo ao sol ou dentro de um forno tépido. Mas é preciso por um peso sobre as páginas, para que não se curvem enquanto secam.

Os livros não podem ficar imprensados nas estantes. Um espaço de dois ou três livros deve ser suficiente para que os livros “respirem”.

Uma biblioteca deve estacionar em lugares bem ventilados para permitir que os livros respirem, e não seja atacado por tudo o que agride o livro. (Conforme foi dito acima).

Nunca trabalhe em uma biblioteca com a ventilação do ambiente totalmente fechada. Há testemunhos de que quando as bibliotecas fecham durante os fins de semana, os insetos que povoam o ambiente, são encontrados mortos. Portanto, mantenha sua biblioteca ventilada durante o dia.

Não é aconselhável manter as aberturas de ventilação abertas durante à noite, pois os insetos, de todas as espécies, são atraídos pela luz. Exceto se você tiver algum tipo de proteção nas janelas (tela, vidro, etc).

Não permita que seus amigos manipulem seus livros com as mãos sujas, principalmente de alimento ou bebida. Como vimos acima, o material que compõem os livros funcionam como verdadeiros mata borrão. Faça-os lavar as mãos e enxugá-las bem.

Um detalhe importante são os papeis de Bíblia, ou melhor, o papel do qual é feito o miolo da Bíblia. Se exposto a umidade enrugam e nunca mais volta a forma original.


Por Maristela Fittipaldi, para O Globo, em 9 de outubro de 1994. Recorte de colecionador.

As notas em itálico são do transceptor em 10 de janeiro de 2010.

Se você souber de mais truques, envie na forma de comentário.