A FACAMP Faculdades de Campinas publica os critérios para que o candidato faça uma escolha consciente, publicados em formato de publicidade no jornal Folha de 5 de setembro de 2011.
A formação completa voltada para o mercado de trabalho é mais uma das exigências na escolha da instituição de ensino superior para realizar o curso de graduação.
Enfrentar o desafio da concorrência
Há hoje no Brasil cerca de cinco milhões de universitários e a economia ainda cria poucos empregos de qualidade. Nunca época de inflação de diplomas, só os muito bem formados alcançam o sucesso profissional.
Por isso é muito importante analisar a situação do mercado de trabalho, informar-se sobre o modo de funcionamento dos processos seletivos nas grandes empresas, tomar consciência de que eles têm se tornado cada vez mais competitivo.
Alguns imaginam que é fácil começar seu próprio negócio. Estão enganados: 93% das novas empresas morrem antes de completar três anos. Ser empresário ou ter seu próprio negócio exige um bom projeto e o desenvolvimento aprofundado de competências muito específicas.
Estão enganados também os que imaginam um caminho tanquilo na empresa familiar. É difícil manter uma empresa ativa por várias gerações. Os filhos têm de estar muito bem preparados para no futuro sucederem a seus pais.
O vestibular para o mercado de trabalho é muito mais difícil do que o vestibular para a entrada no ensino superior. Só os melhores entram com o pé direito no mercado de trabalho. E não só em termos financeiros. Mas também em termos de exercício de um trabalho criativo e pessoalmente gratificante.
Fazer um curso de excelência e tornar-se um profissional sofisticado é o mehor caminho para enfrentar o desafio da concorrência.
Critérios para uma escolha consciente
Qualidade do projeto pedagógico
• Ensino de massa ou ensino de elite?
• Tempo parcial ou tempo integral?
• Curriculos atualizados?
• Como a faculdade contribui para que o aluno de primeiro ano supere as dificuldades de adaptação?
• Como é o sistema de treinamento profissional?
Quem dirige a faculdade
• Os diretores têm experiência comprovada no ensino superior de excelência?
Professores capacitados
• Os professores são titulados, experientes e motivados?
Formação para o mercado de trabalho
• O curso forma para o mercado de trabalho competitivo?
• Qual é a empregabilidade dos formandos?
• Os formandos trabalham na profissão escolhida?