sábado, 31 de março de 2012

Bibliotecando

Apresentação


“A biblioteca não constitui uma entidade independente, mas uma parte do todo educacional. Se a escola inicia o aluno na instrução, a universidade fundamenta os conhecimentos e a biblioteca age como um elo complementar de estruturação do ensino-aprendizagem, fornecendo a construturação dos fazeres didático pedagógico, através da leitura e da pesquisa. Onde podemos ter na biblioteca um agente educacional, proporcionando o enriquecimento cultural do aluno.” – Cristian M. S. Mendes


O termo biblioteca vem do grego bibliothéke que significa “coleção de livros” (bíblio=livros, théke=caixas, coleção)


Biblioteca é uma coleção de documentos bibliográficos (livros, periódicos, folhetos) e não bibliográficos (gravuras, mapas, filmes, discos, fitas) organizada e administrada para formação, consulta, e enriquecimento cultural dos usuários.


Finalidade


A finalidade da biblioteca é atender às necessidades de estudo, consulta e pesquisa de professores e alunos, atuando como verdadeiro centro de recuperação.


Tipos de Bibliotecas


Biblioteca Nacional


E a que tem por finalidade de preservar a memória nacional, isto é, a produção bibliográfica e documental de uma nação. Para isto, elas devem receber, segundo o que dispõe a lei do “depósito legal”, dois exemplares de todas as publicações impressas no país.


Biblioteca Pública


Tem por finalidade atender às necessidades de estudo, consulta e recreação de determinada comunidade, independente de classe da entidade mantenedora, elas podem ser: federais, estaduais e municipais.


Biblioteca Especializada


É aquela que existe em função de um grupo restrito de usuários, reunindo e divulgando documentos de um campo específico do conhecimento.


Biblioteca Escolar


Ela tem por finalidade fornecer o material bibliográfico necessário ás atividades de professores e alunos de uma escola. Ela deve estar intimamente relacionada com a escola para funcionar como verdadeiro complemento das atividades realizadas em classe. Desempenha importante papel na formação do hábito de leitura.


Acervo


O acervo de uma biblioteca é a totalidade de material que ela possui, para consulta ou empréstimo, nos vários suportes físicos.


Atendimento ao usuário


Assim como é essencial que o auxiliar de biblioteca esteja bem preparado para realizar as tarefas técnicas do serviço interno é também necessário que ele esteja preparado para o serviço de atendimento ao público.


Serviços oferecidos pela biblioteca
  • Atendimento a pedidos de informação;
  • Localização e oferecimento de obras solicitadas para consulta;
  • Orientação no uso da biblioteca;
  • Orientação no uso de obras de referência (dicionários, enciclopédias);
  • Orientação na consulta bibliográfica;
  • Empréstimo de material para uso fora do recinto da biblioteca. 
Miracema, dezembro, 2009
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Dia do bibliotecário


Parte 112 de março é o Dia do Bibliotecário

Um bocado de profissões que têm seu dia. O bibliotecário também. Ele não poderia ficar de fora, pois é o profissional que mais colabora com a ampliação do repertório intelectual e cultural das pessoas. Se voe não sabia disso, fique sabendo. E agora acompanhe a história desse dia.

A palavra biblioteca, em grego, significa “caixa para guardar livros”. De fato, uma biblioteca abriga esses nossos leais amigos, os quais nos proporcionam o aumento de nossa cultura.

A história da biblioteca remonta à Antiguidade. No século 4 a.C., a cidade de Alexandria, no Egito, foi construída uma grande biblioteca, considerada, inclusive, como a maior da Antiguidade.

Ela reunia 60 mil volumes, manuscritos em folhas de papiro ou pergaminho (peles de carneiro, preparadas especialmente para servir como material de escrita), com textos em grego e em outras línguas.

Muito tempo e passou até que em 640 d.C. esse valioso arquivo foi destruído  com a conquista da Alexandria pelos árabes.

Se por um lado, a Biblioteca de Alexandria era considerada a maior da Antiguidade, a Biblioteca de Assurbanipal, localizada na capital da Assíria, Nínive (Região da Mesopotâmia), foi formada no século 7 d.C.. Assurbanipal era rei da Assíria e dele partiu o projeto de formar uma biblioteca, que primeiramente teve relatórios, documentos e obras literárias dispostas em tábuas de barro, mais tarde substituídas pelo papel.

A reprodução de livros, que deu origem a idéia de produção editorial, surgiu com a construção de numerosas bibliotecas públicas pelos romanos, que copiavam as obras para maior divulgação.

Na Idade MédiaDurante a Idade Média, a Europa Ocidental esteve sob o domínio cultural da Igreja Católica. Por essa razão, as bibliotecas ficaram restritas aos mosteiros.

A partir do século 13, porém, começaram a surgir as universidades, que passaram a formar seus próprios acervos manuscritos.

Fonte: Aprenda com o Objetivo, Estadinho, Estadão, 2006

Parte 2A evolução das bibliotecas até os dias atuais


A biblioteca do RenascimentoO Renascimento foi um grande movimento cultural que se manifestou no final da Idade Média e atingiu seu auge no início da Idade Moderna.

No período renascentista, além das bibliotecas particulares, e das universidades, surgiram grandes acervos organizados por ordem de governantes da época, como a célebre Biblioteca Vaticana, em Roma, ou a Marciana, em Veneza.

Dos manuscritos ao livro impressoEscrever à mão era um processo lento e trabalhoso, tanto pra elaborar o original de uma obra quanto para reproduzi-la. Os chineses inventaram a xilografia, processo que envolvia pranchas de madeira nas quais os sinais gráficos eram esculpidos em relevo e aplicados sobre o papel como se fosse carimbo. Esse processo chegou à Europa e, em 1455, foi aperfeiçoado pelo alemão Johann Gutemberg, que criou tipos móveis feitos de metal, os quais podiam ser rearrumados para imprimir textos diferentes. Por essa razão, Gutemberg ficou conhecido como o “Pai da Imprensa”. Desde então, a imprensa, progrediu extraordinariamente, até chegar aos procedimentos computadorizados. E a facilidade de acesso aos conhecimentos cresceu com ela.

A biblioteca escolar...Duas são as funções de uma biblioteca escolar: a educativa e a cultural. A educativa reforça, por meio de pesquisa, o que o aluno aprende em sala de aula. Então, o estudante se auto-ensina, busca o conhecimento e adquire o gosto pela leitura.

A função cultural de uma biblioteca está no gosto pela descoberta de novos mundos com literaturas diferenciadas, algo que permite ao estudante ultrapassar as fronteiras da sala de aula e completar sua educação formal.

Fonte: Aprenda com o Objetivo, Estadinho, Estadão, 11/03/2006
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Diminui o número de leitores que lê um livro a cada 3 meses


Em 2011, 50%; em 2007, 55%

Em 2007 os brasileiros liam mais que do que em 2011. Este é o resultado da pesquisa feita “Retratos da leitura do Brasil”  elaborada e aplicada pelo Ibope Inteligência e o Instituto Pró-livro.

El 2007 eles eram 95,6 milhões de pessoas. O índice caiu para 88,2.

O índice geral inclui as obras indicadas para as escolas. Caiu de 4,7 por pessoa em 2007 para 4 mil em 2011.
O estudo classifica como “leitores” aqueles que leram menos um livro  inteiro ou em partes por ano.

Outra explicação: a pulverização em outras formas de leitura. 53% disseram ler revistas, 48% jornais e 47%, livros.

Os especialistas consideraram ótima notícia o fato das pessoas leram obras não indicadas pelas escolas. Isso é por porque a pessoa está buscando a leitura por iniciativa própria. Tudo bem que o título seja “Crepúsculo”, mas a qualquer hora ela vai se encontrar com as obras de Machado de Assis.

Meta do Ministério da Cultura é de que até 2020, os brasileiros estejam lendo a média de quatro livros por ano, ora das indicações normais.


Instituto Pró-Livro

quarta-feira, 28 de março de 2012

75% dos brasileiros nunca pisaram em uma biblioteca


Pesquisa do Instituto Pró-Livro mostra que 71% d população têm fácil acesso a uma biblioteca pública, mas uso frequente desse espaço caiu 11% em 2007 para 7% em 2011; internet e ideia de que são locais apenas para pesquisa estão entre os motivos.

Cerca de 75% dos brasileiros jamais pisaram em uma biblioteca, diz estudo

Edison Veiga e Paulo Saldaña - O Estado de S.Paulo


(...)
Vão à biblioteca frequentemente apenas 8% dos brasileiros, enquanto 17% o fazem de vez em quando. Além disso, o uso frequente desse espaço caiu de 11% para 7% entre 2007 e 2011. A maioria (55%) dos frequentadores é do sexo masculino.

Para a presidente do IPL, Karine Pansa, os dados colhidos pelo Ibope Inteligência mostram que o desafio, em geral, não é mais possibilitar o acesso ao equipamento, mas fazer com que as pessoas o utilizem. "O maior desafio é transformar as bibliotecas em locais agradáveis, onde as pessoas gostam de estar, com prazer. Não só para estudar."

A preocupação de Karine faz todo sentido quando se joga uma luz sobre os dados. Ao serem questionados sobre o que a biblioteca representa, 71% dos participantes responderam que o local é "para estudar". Em segundo lugar aparece "um lugar para pesquisa", seguido de "lugar para estudantes". Só 16% disseram que a biblioteca existe "para emprestar livros de literatura". "Um lugar para lazer" aparece com 12% de respostas.

Perfil. A maioria das pessoas que frequentam uma biblioteca está na vida escolar - 64% dos entrevistados usam bibliotecas de escolas ou faculdades. Dados sobre a faixa etária (mais informações nesta página) mostram que, em geral, as pessoas as utilizam nessa fase e vão abandonando esse costume ao longo da vida.

A gestora ambiental Andrea Marin, de 39 anos, gosta de livros e lê com frequência. Mas não vai a uma biblioteca desde que saiu dos bancos escolares. "A imagem que tenho é de que se trata de um lugar de pesquisa. E para pesquisar eu sempre recorro à internet", disse Andrea.

Enquanto folheava uma obra na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, na Pompeia, zona oeste, diz que prefere as livrarias. Interessada em moda, ela procurava livros que pudessem ajudá-la com o assunto. "Nem pensei em procurar uma biblioteca. Nas livrarias há muita coisa, café, facilidades. E a biblioteca, onde ela está?", questiona. Dez minutos depois, passa no caixa e paga R$ 150 por dois livros.

O estudante universitário Eduardo Vieira, de 23 anos, também não se lembra da última vez que foi a uma biblioteca. "Moro em Diadema e lá tem muita biblioteca. A livraria acaba mais atualizada", diz ele, que revela ler só obras cristãs. "Acho que nem tem esse tipo de livro nas bibliotecas.”

Duas perguntas...


O que uma biblioteca precisa fazer para atrair leitores?
Arejar-se, colorir-se, conectar-se e, principalmente, ter pessoal alegre, provocador, orientador da leitura.

Poucos frequentam bibliotecas porque elas ainda são vistas como obrigação da leitura?
Sem dúvida. E, com essa mentalidade, a frequência por prazer fica ainda mais difícil. É preciso abrir as bibliotecas nos horários de lazer, à noite, aos fins de semana e feriados. Infelizmente, o costume de visitar bibliotecas não faz parte da tradição de nosso povo.

(José Luiz Goldfarb, curador do Prêmio Jabuti)

terça-feira, 27 de março de 2012

D onde vêm as idéias?

RAÍZES DA CRIATIVIDADE

Criatividade é mais um potencial do que um sinal de rara inteligência


De onde vêm as boas ideias? Por séculos, todo o crédito desses misteriosos presentes foi para a fé, sorte e algumas musas mitológicas. Mas presumir que a criatividade é um aspecto elevado, concedido apenas a alguns é tanto contraproducente como tolo, argumenta Jonah Lehrer em Imagine, um inteligente novo livro sobre “como a criatividade funciona”. Utilizando-se de um grande conjunto de pesquisas científicas e sociológicas– incluindo a poesia de W.H. Auden e os filmes da Pixar – Lehrer argumenta de modo convincente que a inovação não só pode ser estudado e medida, como também nutrida e encorajada.

Nos arredores de St. Paul, Minnesota, localiza-se o extenso quartel general corporativo da 3M. A empresa vende mais de 55 mil produtos,dentre os quais lâmpadas de postes e telas sensíveis ao toque, e é ranqueada como a terceira empresa mais criativa do mundo, mas quando Lehrer fez uma visita, ele encontrou funcionários fazendo toda sorte de frivolidades, como jogar pinball e passear a esmo pelo terreno. Na verdade, esses funcionários são impelidos a incluir em seus expedientes pequenos intervalos, porque o distanciamento pode contribuir para surgir um insight. Isto se dá porque interromper o trabalho com uma atividade relaxante permite à mente se voltar para dentro, onde é possível resolver um problema e criar conexões sutis em um nível subconsciente (o cérebro encontra-se incrivelmente ocupado em momentos de devaneio). “Isso explica porque tantos insights acontecem durante banhos quentes”, diz Joydeep Bhattacharaya, um psicólogo da Universidade de Londres, em Goldsmith.

Entretanto, essa é apenas uma das razões que explica a produção criativa da 3M (e a 3M é apenas um exemplo dentre muitos deste livro). A empresa também encoraja seus funcionários a se arriscar, não só investindo em pesquisa (8% de seu faturamento bruto), mas também por esperar que seus empregados dediquem cerca de 15% de seu tempo a ideias especulativas. A razão do sucesso dessa abordagem – e o porquê desta ter sido imitada por outras companhias astutas como a Google – deve-se ao fato de que muitos avanços se dão quando pessoas vão além de suas áreas de especialização. Geralmente é preciso que alguém de fora faça perguntas bobas para que uma solução pouco convencional seja gerada. É por isso que os jovens tendem a ser os mais inovadores em todos os campos, como na física e na música.

Trata-se de um livro cativante e inspirador que revela a criatividade mais como um potencial do que como um sinal de rara inteligência. Lehrer conclui com um apelo por métodos que “aumentam a criatividade coletiva”. Ele sugere uma maior permissão à imigração, maior abertura a riscos e mais possibilidades de apropriações e adaptações culturais (ao cortar pela raiz a enxurrada de patentes e pedidos de copyrights vagos). Ele também adverte que o trabalho toma muito tempo, suor e persistência. Ou, como disse Albert Einstein: “a criatividade é o resíduo do tempo desperdiçado”.

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

segunda-feira, 26 de março de 2012

Problema na voz do professor


Magistério tem mais problemas que outras profissões.
Número de dias perdidos em razão de problemas na voz (média)
Problemas atuais mais apontados pelos professores:
45,50% dos professores sofrem com a garganta seca, enquanto outros profissionais atingem 21,40%.
41,50% dos professores sofrem de rouquidão, enquanto outros profissionais atingem 14,80%.
36,90% dos professores têm cansaço vocal, enquanto outros profissionais atingem 11,70%.
3,70% dos professores têm um determinado número médio de problemas, enquanto outros profissionais somam 1,70%.

DICAS PARA PROFESSORES
  • Não é bom falar de lado ou de costas para os alunos (a tendência e aumentar a intensidade vocal)
  • Também não é bom falar enquanto escreve na lousa (além de aumentar a intensidade da voz, o pó do giz entra na boca)
  • Evitar gritar, sussurrar e pigarrear
  • Beber água regularmente, em temperatura ambiente
  • Articular bem as palavras
  • Não chupar bala com a garganta irritada (mascara o sintoma e tende-se a forçar a voz sem perceber)
  • Com orientação fonoaudiológica, fazer exercícios de aquecimento e desaquecimento de voz
  • Evitar contato direto com o pó de giz
  • Utilizar os intervalos para descansar a voz
  • Evitar café, bebidas gasosas e cigarro
(Folha)


ADOTE BIBLIOTECA


O Brasil ainda é um país de poucas bibliotecas. Em  pequenos municípios  e muitas escolas públicas, as bibliotecas existentes há muito não renovam  seu acervo. E assim, a possibilidade para criarmos um país de leitores fica cada vez menor. No mundo contemporâneo não há cidadania plena sem o hábito da leitura, por isso precisamos reverter este quadro urgentemente. E você pode participar. Por meio do ADOTE BIBLIOTECA, um projeto da Livraria Cultura e da POIESIS – Organização Social de Cultura, você escolhe uma cidade ou uma escola pública, seleciona um ou mais livros e se torna parceiro deste movimento que quer tornar o Brasil um país de leitores. A Livraria Cultura cuida do transporte e reverte parte do valor total doado em mais exemplares para cada uma das bibliotecas adotadas.

Encontrada sinagoga do tempo de Jesus em Magdala


Foi encontrada, às margens do lago da Galiléia, ruínas de uma sinagoga, onde Jesus poderia ter rezado. Ela se encontra no local que os cristãos retém ser a cidade de Maria de Magdala, uma das discípulas de Cristo. Provavelmente Jesus passava por ali, pois era uma cidade judaica importante no seu tempo. Fica a poucos quilômetros de Cafarnaum e de Tabga.

A descoberta de uma menorá, um candelabro de 7 braços, esculpida na pedra do tempo de Cristo, entusiasmou os arqueólogos. Dina Abshalom-Gorni, que dirige as escavações, diz que provavelmente o autor da obra se inspirou no candelabro do templo de Jerusalém.

A sinagoga teria sido construída entre os anos 50 antes de Cristo e 100 depois de Cristo. É, portanto, uma das 7 sinagogas conhecidas até agora que são do período do segundo Templo. Na sala principal, que tem 120 metros quadrados, há um grande mosaico no piso e uma pedra ornamentada com a menorá, colocada sobre um pedestal

Fonte: abiblia.org