quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Institucional Itaú Cultural

Só existe UM DEFEITO NA MULHER

          Quando Deus fez a mulher já estava em seu sexto dia de trabalho fazendo horas extras. Um anjo apareceu e Lhe disse:
- Por quê leva tanto tempo nisto? E o Senhor respondeu:
- Já viu a minha ficha de especificações para ela? Deve ser completamente lavável, mas sem ser de plástico, ter mais de 200 peças móveis e ser capaz de funcionar com uma dieta de qualquer coisa, até sobras, ter um colo que possa acomodar quatro crianças ao mesmo tempo, ter um beijo que possa curar desde um joelho arranhado até um coração partido e fará tudo isto somente com duas mãos.

          O anjo se maravilhou com as especificações.
- Somente duas mãos... Impossível! E este é somente o modelo básico? É muito trabalho para um dia... Espere até amanhã para terminá-la.
- Isso não, protestou o Senhor. Estou tão perto de terminar esta criação que é favorita de Meu próprio coração. Ela se cura sozinha quando está doente e pode trabalhar jornadas de 18 horas.

          O anjo se aproximou mais e tocou a mulher.
- Mas o Senhor a fez tão suave...
- É suave', disse Deus, mas a fiz também forte. Você não tem idéia do que pode agüentar ou conseguir.
- Será capaz de pensar?' perguntou o anjo. Deus respondeu:
- Não somente será capaz de pensar mas também que raciocinar e de negociar!

          O anjo então notou algo e estendendo a mão tocou a bochecha da mulher...
- Senhor, parece que este modelo tem um vazamento... Eu Lhe disse que estava colocando muita coisa nela...
- Isso não é nenhum vazamento... É uma lágrima, corrigindo-o o Senhor...
- Para que serve a lágrima? Perguntou o anjo. E Deus disse:
- As lágrimas são sua maneira de expressar seu destino, sua pena, seu desengano, seu amor, sua solidão, seu sofrimento, e seu orgulho...

          Isto impressionou muito ao anjo.
- O Senhor é um gênio, pensou em tudo. A mulher é verdadeiramente maravilhosa.
- Sim é! A mulher tem forças que maravilham aos homens. Agüentam dificuldades, levam grandes cargas, mas têm felicidade, amor e alegria. Sorriem quando querem gritar. Cantam quando querem chorar. Choram quando estão felizes e riem quando estão nervosas... Lutam pelo que crêem. Enfrentam à injustiça. Não aceitam 'não' como resposta quando elas crêem que há uma solução melhor. Privam-se para que a sua família possa ter. Vão ao médico com uma amiga que tem medo de ir. Amam incondicionalmente.
Choram quando seus filhos triunfam e se alegram quando seus amigos ganham prêmios. Ficam felizes quando ouvem sobre um nascimento ou um casamento. Seu coração se parte quando morre uma amiga. Sofrem com a perda de um ente querido, entretanto são fortes quando pensam que já não há mais forças. Sabem que um beijo e um abraço podem ajudar a curar um coração partido.

          Entretanto, há um defeito na mulher:

É que ela se esquece o quanto vale.

Heydineia Galvão o por e-mail.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Projeto quer montar banco de palavras

          A nota abaixo é antiga (2002). Mas não é por isso que deixou de ser desinteressante. O projeto é  formidável e visa a posteridade. Pelomenos nos próximod doi mil anos. No final da nota o endereço vitual do projeto permite que você se atualize depois desses 9 anos de anunciado. Encantou-me. Espero que encante você também.
                          
          A fundação norte-americana Long Now busca colaboradores - linguistas profissionais e conhecedores de dialetos - para o Rosetta Project, iniciativa que pretende criar um banco palavras em amsi de 4 mil línguas. O objetivo é preservar o vocabulário de línguas  atuais, das mais difundidas às ameaçadas de extinção. O projeto deverá ter resultado em três mídias: uma obra de referência, um banco de dados digital (já parcialmente disponível na internet) e um disco de níquel  de 2 mil a nos de vida útil e 7,5 cm de3 diâmetro, no qual serão escritas microscopicamente, em cerca de mil línguas, 27 páginas de texto.
          Para ler o conteúdo desse disco, será necessário um microscópio com capacidade de aumento de mil vezes. O nome do projeto faz referência à Pedra de Roseta, atualmente no Museu Britânico (londres), achado arqueol[ogico que permitiu a Jean-François Champlion, em 1822, compreender a escrita hieroglífica.

Quer se atualizar com o projeto? Então entre em http://www.rosettaproject.org/

Digitalização de textos bíblicos

MUSEU. O Google digitalizou cinco manuscritos bíblicos, escritos entre o terceiro e o primeiro século antes de Cristo. Veja em bit.ly/mmarto