Cuide de seus livros


SUMÁRIO  
(Por ordem de postagem)

- Meia dúzia de dicas para conservação de livros
- 21 dicas para conservar seus livros e a sua biblioteca 
-Truques caseiros ajudam na conservação dos livros


- Imagens: HCG

________________________________

Meia dúzia de dicas para conservação de livros

Livro é um objeto frágil.

O prosaico ato de ler já contribui para sua deterioração, graças à precariedade da indústria gráfica e a falta de padrões dos editores. Começando pela análise do papel, normalmente é de baixa qualidade, comprovável pela alta porosidade causada pela economia de agente agregador da massa de celulose, resultando em evaporação acelerada e pouca resistência à umidade e fungos. Fazem grande economia de margens, tanto nas bordas internas quanto nas externas, resultando que o leitor tem que forçar a abertura e assim deforme o livro. As colas usadas são de alta acidez, soltando-se e ficando quebradiças já na primeira leituras.

As capas são precárias. 

Enrolam para fora e soltam-se do miolo do livro, sem mencionar que aquelas bonitas letras douradas dos livros do Harry Potter e da série Crepúsculo somem em pouco tempo por força da fricção.
Para mitigar um pouco o sofrimento deles, passo umas dicas de conservação.

Fungos em livros de couro

Limpe o couro com um pano umedecido em detergente multiuso diluído 50/50, em seguida friccione o remédio VODOL líquido ou creme. A receita serve para qualquer objeto de couro.

Hidratação do couro

Limpe o couro da mesma forma acima, depois use hidratante normal, tipo VASENOL, NÍVEA, etc., passando com uma esponja ou um pedaço de pano limpo. Se tiver sinais de fungo, acrescente VODOL creme ou líquido e hidratante com essa mistura.

Lavando o livro

Se comprou um livro no sebo, ou se emprestou para alguém e voltou sujo, ou se emprestou um livro sujo de alguém, ou seus livros estão sujos mesmo, pode lavar as capas que sejam plastificadas ou de papel couchet.  Use detergente multiuso diluído 50/50, mergulhe o pano no recipiente, torça bem e esfregue rapidamente até tirar toda a gordura  e sujeira da capa. Pode passar de leve no alto das folhas se estiverem muito sujas. Em seguida passe um pano seco e limpo. Aqueles livros de capa dura do Clube do Livro são inteiramente laváveis. Siga sempre mergulhando o pano na solução de detergente e torcendo bem.  

Passando cera de abelha

Se há um elemento inestimável para conservação de livros, é a bendita cera de abelha. Possui incríveis propriedades anti-fungo e anti-mofo, também mantendo distantes cupins, traças e brocas. Uso principalmente para encerar os fios de costura do livro. Mas também pode ser usada com sucesso para:
1)esfregar em manchas de fungos e mofo das folhas;
2)esfregar na parte superior das folhas com livro bem fechado;
3)encerar as capas de livros antigos , garantindo às folhas ressecadas e porosos um pouco de proteção.

Vale a pena passar numa loja de material de construção, daquelas antigas onde tem de tudo, e comprar umas gramas de cera. É muito barato e dura muito tempo. Se tem casa algum objeto de madeira com aquela cultura de fungo verde, lave e passe a cera. Fica livre do fungo e bonito.

Fonte: Cuidar do Livro
________________________________


21 dicas para conservar seus livros e a sua biblioteca



O livro é um patrimônio precioso sob ponto de vista cultural e econômico. O valor cultural de um livro talvez seja incalculável. Já seu valor econômico está associado a seu estado de conservação. O enriquecimento cultural que ele lhe traz acontece durante o processo de leitura. Por outro lado, um livro é um bem de consumo que pode ser negociado, o que traz um duplo benefício: você passa adiante o valor cultural (sem perdê-lo!!!) e ainda pode ter um retorno financeiro.

Todos sabemos que o custo de um livro novo nas livrarias ainda é alto para os padrões médios dos brasileiros; por isso, a prática de venda/compra de livros usados é uma excelente alternativa para a disseminação do patrimônio cultural. Neste sentido, a conservação do "objeto" livro é de fundamental importância.


1.   Grandes quantidades de livros são pesadas. Dê atenção a espessura das prateleiras.

2.   O livro deve ser constantemente manuseado. O virar das páginas oxigena o material, impede a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças.

3.   Folheie rapidamente, mas cuidadosamente, o livro sempre que for colocá-lo de volta na prateleira. Isso vai arejá-lo.

4.   Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos, pois isto impede a respiração adequada do papel.

5.   Evite encapar os livros com papel pardo ou similar. Essa aparente proteção contra a poeira causa, na realidade, mais dano do que benefício ao volume em médio e curto prazo. O papel tipo pardo, de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que estiver envolvendo (migração ácida).

6.   Faça uma vistoria anual. Retire todos os livros, limpe-os com um pano seco. Limpe a estante com um pano úmido. Evite passar produtos fortes do tipo lustra-móveis, já que seus resíduos podem infiltrar no papel.

7.   Deixe sempre um espaço entre estantes e parede. A parede pode transmitir umidade aos livros. E, com a umidade, surgem os fungos.

8.   Armários e estantes devem ser arejados. Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas.

9.   Estantes de metal são preferíveis do ponto de vista da conservação dos livros.

10.        Não use clipes como marcadores de páginas. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel.

11.        Em estantes de madeira, pense em revestir as prateleiras com vidro. Não use tintas a base de óleo.

12.        Bibliotecas devem ser freqüentadas. Nem pense em porões. Baixa freqüência de pessoas aumenta a insidência de insetos. Considere um tratamento anual contra traças.
13.        Não guarde livros inclinados. Aparadores podem mantê-los retos.

14.        Encadernações de papel e tecido não devem ser guardadas em contato direto com as de couro.

15.        Na prateleira, os livros devem ficar folgados. Sendo fáceis de serem retirados, duram mais. Comprimidos nas prateleiras, induzem a sua retirada de maneira incorreta, o que danifica as lombadas e fatalmente leva ao dano da encadernação. Livros apertados também favorecem o aparecimento de cupins.

16.        Quando tirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volumedesejado pelo meio da lombada.

17.        A melhor posição para um livro é vertical. Livros maiores devem ter prateleiras que permitam isso. Em último caso deixe-os horizontalmente, tomando-se o cuidado de não sobrepor mais de 3 volumes.

18.        Luz do sol direta nem pensar. O sol desbota e entorta as capas.

19.        Se for um livro antigo ou de algum outro valor ou de maior sensibilidade, lave as mãos antes de folheá-lo, já que mãos engorduradas contribuem para a aceleração da decomposição do papel. Evite umedecer as pontas dos dedos com saliva para virar as páginas do livro.

20.        Ao ler um livro, evite abri-lo totalmente, como por exemplo, em cima de uma mesa. Isto pode comprometer a estrutura de sua encadernação.

21.        Não utilizar fitas adesivas tipo durex e fitas crepes, cola branca (PVA) para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses materiais possuem alta acidez, provocam manchas irreversíveis onde aplicado.

[Fonte: Livros e Afins]
______________________________




Truques caseiros ajudam na conservação dos livros



Para retirar a poeira, pelo menos
duas vezes por ano, é bom passar
 uma escova escova de roupa na
parte superior e nas páginas dos
livros.
Pode ser uma pequena estante ou uma super biblioteca num quarto, toda casa tem seu cantinho intelectual. Mas além de saber e informação, os livros também acumulam mofo, bolor, traças, cupins e manchas. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para evitar que o tempo danifique estas obras.

O primeiro deles é, ao arrumar a estante ou a biblioteca, verificar sempre o estado dos livros e papéis. Para sua conservação e limpeza, Nenzinha Machado Salles, autora do livro “Sebastiana Quebra Galho” aconselha: pelos menos duas vezes por ano passar uma escova de roupa na parte superior dos livros e nas páginas, para retirar a poeira.

Mais caras e mais sensíveis, as encadernações em couro exigem cuidados especiais. Para limpá-las e conservá-las basta passar uma solução de éter e óleo de linhaça, em partes iguais. Numa emergência, esfregar um pano macio, umedecido em vinagre também faz efeito. Para evitar as traças e cupins, de três em, três meses, deve-se encharcar as estantes com querosene (de preferência JACARÉ).
As encadernações em couro exigem
cuidados especiais. Para limpá-las,
é preciso esfregar um pano
umedecido em vinagre.

Já para se livrar do mofo e do bolor que se acumulam devido à umidade, as receitas são mais simples. Os talcos e perfumes evitam que os livros criem bolor e as essências de alfazema. Terebintina e notrobenzina são as mais indicadas. As machas de mofo e as deixadas pelas moscas também podem ser retiradas esfregando-se um pano macio, umedecido em vinagre. Depois, basta passar algodão seco.

- Quando as páginas de um livro ficar grudadas por causa da umidade, por exemplo, basta colocá-lo ao sol ou dentro de um forno tépido. Mas é preciso por um peso sobre as páginas, para que não se curvem enquanto secam.


As manchas de gordura das páginas
podem ser retiradas pondo-se
mata-borrão sobre elas e, por cima,
um ferro bem quente.
Recomendações importantes


Os livros não podem ficar imprensados nas estantes. Um espaço de dois ou três livros deve ser suficiente para que os livros “respirem”.



Uma biblioteca deve estacionar em lugares bem ventilados para permitir que os livros respirem, e não seja atacado por tudo o que agride o livro. (Conforme foi dito acima).


Nunca trabalhe em uma biblioteca com a ventilação do ambiente totalmente fechada. Há testemunhos de que quando as bibliotecas fecham durante os fins de semana, os insetos que povoam o ambiente, são encontrados mortos. Portanto, mantenha sua biblioteca ventilada durante o dia.


Não é aconselhável manter as aberturas de ventilação abertas durante à noite, pois os insetos, de todas as espécies, são atraídos pela luz. Exceto se você tiver algum tipo de proteção nas janelas (tela, vidro, etc).
Talcos e perfumes evitam que os
livros criem mofo e bolor e,
de quebra, deixam um cheirinho
delicioso em qualquer biblioteca.

Não permita que seus amigos manipulem seus livros com as mãos sujas, principalmente de alimento ou bebida. Como vimos acima, o material que compõem os livros funcionam como verdadeiros mata borrão. Faça-os lavar as mãos e enxugá-las bem.

Um detalhe importante são os papeis de Bíblia, ou melhor, o papel do qual é feito o miolo da Bíblia. Se exposto a umidade enrugam e nunca mais volta a forma original.


Por Maristela Fittipaldi, para O Globo, em 9 de outubro de 1994. Recorte de colecionador.


As notas em itálico são do transceptor em 10 de janeiro de 2010
Imagens: HCG
________________________________





4 comentários:

  1. só pra esclarecer, detergente diluído é detergente com agua? e me diga que se eu fizer isso a tinta da capa não vai começar a se desmanchar em minhas mãos pq acabei de comprar ele e ele ta novinho, só ta um pouco engordurado! vo tentar lavar as mãos qdo for tocar nele a partir de agr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinícius, desculpe a demora de dois anos para responder. Mas acho que ainda dá tempo. O aconselhável é não passar nenhum pano umido porque as capas de tecido têm papelão como estrutura. Exceto que a encadernação for sob encomenda e você ter solicitado algo mais resistente. Pois bem, Um pano embebido em detergente é possível se estiver bem exprimido o liquido; imediatamente após, passar um pano de algodão seco. Deixe secar à sobra, se for o caso. Livro não se dá bem com nenhum tipo e umidade. todo cuidado é pouco. Para ser sincero com você, na minha biblioteca só tem dois livros com capa de tecido. as manchas não me incomodam.

      Excluir
  2. Olá Vinicius! Obrigado por participar.
    Veja bem: "Limpe o couro com um pano umedecido em detergente multiuso diluído 50/50, em seguida friccione o remédio VODOL líquido ou creme. A receita serve para qualquer objeto de couro."
    A receita da mistura de detergente multiuso ou comum de 50/50 com água não é para mergulhar o livro nela ou aspergi-los com ela. Você deve humedecer um pano de algodão, espremer bem, para então passar em uma capa de couro. Não, a tinta da capa não sai. Pelo menos não deveria. Não tem como saber que tipo de livro você pretende fazer o processo. Mesmo porque hoje em dia as capas dos livros são plastificadas. Depois, para amaciar o couro, passar o Vodol. Há uma ênfase no final da dica: "A receita serve para qualquer objeto de couro."
    Espero ter conseguido ajudá-lo. Qualquer dúvida estou a disposição.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Dicas valiosas. Estou seguindo.
    E as capas de tecido (tipo Dicionário Houaiss)?
    Alguma dica em particular para limpeza e conservação?

    ResponderExcluir

BOSB agradece o seu comentário.