sexta-feira, 14 de maio de 2010

Bibliotecas comemoram Abolição da Escravatura

Evento nas bibliotecas municipais de Pindamonhangaba conta histórias africanas para crianças. A programação visa debater as lendas e salientar a tradição escravocrata de “passar horas sentados junto às crianças”.


Os organizadores acreditam que a relação, adulto criança é importante para o engajamento social e cultural dos pequenos. A prática do diálogo entre adultos e crianças é importante.

Fonte: Tribuna do Norte, 140510

Curso de Inclusão Digital

Esta nota foi encontrada em um jornal da cidade de Pindamonhangaba. Uma iniciativa útil, importante e como a própria nota diz inclusiva. A reprodução de parte da nota no blog da BOSB, tem por objetivo atingir um número maior de interessados. Vale à pena sair de casa por algumas horas e aprender contatar com mundo.


Você sabe o que é “inclusão digital”? A Biblioteca Municipal de Pindamonhangaba, em parceria com a Avap (Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais) abre inscrições para o Curso de Inclusão Digital com o objetivo ensinar o “be-a-bá” para a manipulação de computadores. A parceria propicia a participação de portadores de deficiência. Aprender como utilizar os equipamentos e os softwares especiais a disposição no centro adaptado da biblioteca.

Esse projeto é importante porque oferece ferramentas que auxiliam os deficientes ajudando-os a lidar com o universo digital.

São quatro meses de curso. Os interessados devem ligar para o telefone 12 3645 1701 para mais informações. As aulas acontecem às sextas-feiras das 14 às 17 horas, na ladeira Barão de Pindamonhangaba, no bairro do Bosque.

Fonte: Tribuna do Norte, 140510

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Interessante e Conveniente

CINEMA


É difícil ir ao cinema e não ter pipoca para adoçar ou salgar as cenas de suspense. Essa situação não chega ser um problema para o Cine Belas Artes que “preparou uma programação cinéfila” que pode fazer os cinéfilos jogar o saco de pipocas para o alto. À partir das 23h30 de sábado até o raiar do dia no domingo, serão exibidos os seguintes filmes: Doce de Côco; Índia, o Amor e Outras Delícias; Julie & Julia; Tá Chovendo Hambúrguer; O Sabor da Melancia e Amores Expressos. Ah! O mais interessante e que faz dispensar a pipoca: “Nos intervalos, serão servidos pratos inspirados” nos gourmets dos filmes. E ai, já se planejou?

Fonte: Estadão, 110510

domingo, 9 de maio de 2010

Trabalhando com cinema na escola


1. Para explorar melhor o potencial de um filme, procure conhecer , em linhas gerais, a história do cinema. sua linguagem básica e os principais gêneros narrativos, antes de iniciar as atividades. 2. Um filme, seja ficcional ou documental, não deve ser tomado unicamente como ilustração de conteúdo curricular nem como evidência de um tema científico, questão social ou processo histórico. Ele é sempre uma representação artística de um tema.
3. Escolha os filmes que irão exibir ou sugerir aos alunos dentro de um planejamento de atividades com objetivos bem definidos, distribuindo-os ao longo do ano letivo e respeitando as competências e habilidades da faixa etária dos seus alunos.
4. Pesquise sobre o contexto de produção do filme escolhido, sobre o seu diretor e roteirista, a recepção da crítica e sobre as polêmicas e curiosidades em torno dele. Isso incrementará a atividade e estimulará o debate entre os alunos.
5. Assita ao filme antes da atividade e elabore um roteiro prévio para orientar os alunos sobre as questões qwue você deseja enfatizar. No decorrer da atividade, não deixe de valorizar as questões levantada pelos westudantes.

Fonte: Marcos Napolitano, professor do Departamento de História da USP e autor de "Como Usar o Cinema na Sala de Aula" (Editora Contexto) / Folha, 5/5/2010