quinta-feira, 30 de abril de 2015

Como memorizar tudo que você lê

Ilustração (Google)

Universia - 27/04/2015

Ao longo do processo de leitura, é importante que a pessoa consiga lembrar daquilo que leu para que seu tempo tenha sido gasto produtivamente. Para isso, existem algumas estratégias que podem facilitar a memorização. Saiba 5 estratégias para lembrar com mais facilidades dos assuntos lidos durante sua vida. Confira-as a seguir:

1- Faça resumos no livro

Os resumos facilitam a compreensão, a análise, a sintetização e a avaliação das informações. Dessa forma, você faz com que sua mente mantenha-se ativa durante a leitura e aumenta a capacidade própria de cognição.

2- Fale em voz alta

Após 30 minutos de leitura e tomadas de notas, pare o procedimento e fale em voz alta tudo que você conseguir lembrar sobre o assunto lido. Em um primeiro momento, a memorização é difícil, mas com o tempo você consegue aprimora-la e tem cada vez mais facilidade.

3- Discuta com o livro

Outra maneira de realizar uma leitura ativa é criando questionamentos com base no que você está lendo. Marque as partes do livro que não estão claras para você ou que possam gerar alguma discordância. Essas perguntas podem ser levadas para a sala de aula e servir de base para a retirada de dúvidas.

4- Monte uma pergunta

Ao final de cada capítulo, elabore uma questão que englobe vários pontos da leitura. Separe de 15 a 30 minutos para respondê-la e, assim, você estará memorizando ativamente os conceitos estudados.

5- Grave seus resumos e escute

Essa é uma maneira simples de você conseguir memorizar muitos tópicos sem precisar demandar grande esforço pessoal.

[http://www.blogdogaleno.com.br/2015/04/27/como-memorizar-tudo-que-voce-le]

Rodas de Leitura

Recebi este texto por e-mail. Como achei interessante estou publicando no blog.

Ilustração original


Por Givanilda Maria

A roda de leitura é um projeto que tem como intuito formar leitores. Elas servem para despertar em nossos leitores o desejo de abrir o livro e viver a cada leitura os sentimentos provocados por uma boa narrativa. Podem ser feitas dentro da sala de aula pela professora, para isso é sugerido que sejam disponibilizados livros diversos, ou dentro da biblioteca, utilizando o acervo.

Para as leituras em sala de aula, a professora pode emprestar os livros da Biblioteca, ou pedir para os alunos trazerem seus livros de casa e montar um mar de história. Esses livros além de serem lidos por ela, também podem ser levados para casa pelos alunos e assim, também incentivar a leitura em família.

Dentro do ambiente da biblioteca, feita por uma bibliotecária, o ambiente deve ser agradável, com lugar arejado, com almofadas para que as crianças possam ficar confortáveis e para que se deliciem com as histórias. A bibliotecária, também deve conhecer previamente o que vai ler.

Dentro do ambiente escolar, essas narrativas, podem ser feitas como aula complementar, ou seja, para ajudar com algum tema que estão estudando na sala de aula que, por conta da grade curricular, as professoras não conseguem se aprofundar.

As rodas também podem ser usadas para apresentar aos leitores, autores que não conhecem, ou culturas de outros países, conhecer outras formas de escrita, como cordel, poesia, crônicas, entre outras.

Nesse caso é muito importante que a bibliotecária, conheça os projetos da escola, participe das reuniões com o corpo pedagógico para poder montar as suas rodas de leitura.

Antes de começar a história, pode se ouvir uma música, ou mesmo falar um pouco sobre o livro, falar brevemente sobre a vida do autor, para assim começar a história.

Depois de terminar a história converse sobre o livro, incentive os alunos a pensarem sobre os temas abordados na leitura. Também pode se propor uma atividade, como a confecção de um desenho, escrita de um poema, entre outras atividades.

As rodas devem ser agradáveis, e incentivar sempre a leitura, deve ser feita com muita dedicação, pensando nos frutos que essas rodas vão trazer para os futuros leitores.

... Quanta gente, quanto sonho,
quanta história, quanto invento,
quanta arte, quanta vida
há dentro do livro.
(Ricardo Azevedo)