terça-feira, 10 de março de 2015

Reciclagem de envelopes de correspondência

Imagem meramente ilustrativa (Google imagens)

Desde o dia em que transferiam-me para  trabalhar na biblioteca notei que o Departamento de Ensino a Distância recebia inúmeros envelopes com correspondências de alunos. Quase todos os envelopes vinham selados. E, como eu já colecionava selos resolvi unir o útil ao agradável: capitalizar os selos desses envelopes. Para isso, fiz um acordo com o departamento que recebe os envelopes para que não os jogasse fora, mas enviasse para a biblioteca. As colaboradoras que lá trabalham aceitaram de bom grado a proposta. Demorou um pouco para elas incluir na rotina delas o armazenamentos dos envelopes usados, assim como mudar o lado da abertura dos mesmo para não danificar os selos.


Interesso-me por selos comemorativos. Eles são escassos e exigem observação criteriosa. Quem envia o envelope não sabe do meu projeto e nem se preocupa em selecionar os selos. Eles aceitam as sugestões  dos agentes da ECT, que no caso são os mais práticos, selos auto colantes.  Para quem coleciona, esses selos não são muito bem aceitos exceto se for de folha inteira . Só sei que já acumulei mais de 10 anos de selos diferenciados. 

Enquanto fazia a separação dos selos dos envelopes, percebi também que, os envelopes grandes eram confeccionados com papel de boa qualidade. E o lado de dentro permanece integro, isto é, ideal para escrever ou  imprimir. A partir dessa observação passei a selecionar os envelopes brancos e amarelos; depois recortá-los no formato A4. A primeira vez enviei para uma gráfica para cortar no tamanho ideal, mas não deu certo, porque assim como os remetentes não usam critério para selar os envelopes, o profissional da gráfica também não tem critérios convenientes. 

Passei a aproveitar todos os envelopes. Vez por outra aparecia um com cor diferente, e, se desse para escrever, também selecionava. Consegui fazer um estoque razoável. Cheguei a imprimir boletos de pagamento os quais foram bem aceitos pelos cobradores.

Podemos fazer a diferença quando queremos. Mas o apoio dos outros envolvidos é muito importante.


Agora estou estudando o aproveitamento dos envelopes plásticos da ECT e os envelopes estampados com textura reforçada.