quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Bicicloteca

Robson Mendonça, circula pelas ruas da capital paulista pedalando o que ele chama, apropriadamente, de “bicicloteca”. Robson fez sua estréia na capital paulista. Seu objetivo é o incentivo a leitura para os moradores de rua. Segundo ele, essa população carente pode pegar o livro emprestado e depois repassá-lo a um colega ou devolvê-lo. O veículo inusitado foi desenvolvido pelo Instituto Mobilidade Verde e doado ao movimento.


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Encontrado o que pode ser o túmulo de Felipe

O arqueólogo Francesco d’Andria anunciou ter encontrado na Turquia o túmulo de São Filipe, um dos doze apóstolos de Jesus. A equipa do italiano tem estado em escavações em Pamukkale, oeste da Turquia, e na quarta-feira anunciou a descoberta, através da agência turca de notícias Anatólia.
“Há 12 anos que tentamos encontrar o túmulo de São Filipe. Finalmente o encontramos entre os escombros de uma igreja que escavávamos há cerca de um mês”, disse Francesco d’Andria, professor de Arqueologia e História da Arte Grega e Romana na Universidade de Lecce, na Itália, atualmente a trabalhar nesse projeto.

A descoberta do túmulo aconteceu na sequência dos trabalhos de escavação numa igreja recentemente descoberta na região de Pamukkale, antiga cidade de Hierápolis, considerada hoje Património Mundial da UNESCO, e conhecida também por “cidade sagrada” ¬famosa pelas suas águas termais, rochas sedimentares, e a pedra calcária branca que lhe dá o epíteto de “castelo de algodão”.

O italiano explicou que o túmulo ainda não foi aberto, mas a sua estrutura e as escrituras na pedra indicam que aquela é mesmo a sepultura de São Filipe.

“Um dia será aberta, sem dúvida. Esta descoberta é de grande importância para a arqueologia e para todo o mundo cristão”, disse, acreditando que aquele sítio se pode tornar num importante local de peregrinação cristã.

Originário da Galileia, atual Israel, Filipe foi um dos discípulos de Jesus, tendo viajado para evangelizar as regiões da Ásia Menor. Segundo documentos e testemunhos históricos, o apóstolo morreu lapidado e depois crucificado pelos romanos na então Hierápolis, nos anos 80 d.C. Logo após a sua morte, um túmulo octogonal, intitulado “O Martírio”, foi edificado em sua memória naquela cidade.

Nos dias de hoje, São Filipe é venerado não apenas pelos católicos, mas também pelos evangélicos, anglicanos, ortodoxos, coptas e armênios.

Fonte: Isto É

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Lei nº 12.244 sobre bibliotecas escolares


LEI Nº 12.244, DE 24 DE MAIO DE 2010

Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País.

O P R E S I D E N T E D A R E P Ú B L I C A

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o As instituições de ensino públicas e privadas de todos os sistemas de ensino do País contarão com bibliotecas, nos termos desta Lei.

Art. 2o Para os fins desta Lei, considera-se biblioteca escolar a coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura.

Parágrafo único. Será obrigatório um acervo de livros na biblioteca de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado, cabendo ao respectivo sistema de ensino determinar a ampliação deste acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares.

Art. 3o Os sistemas de ensino do País deverão desenvolver esforços progressivos para que a universalização das bibliotecas escolares, nos termos previstos nesta Lei, seja efetivada num prazo máximo de dez anos, respeitada a profissão de Bibliotecário, disciplinada pelas Leis nos 4.084, de 30 de junho de 1962, e 9.674, de 25 de junho de 1998.

Art. 4o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação

Biblioteconomia

Para quem ainda não conhece a biblioteconomia, daremos uma breve explicação para vocês caros leitores que buscam informações ou mesmo gostaria de fazer um curso de biblioteconomia na modalidade ead, a biblioteconomia é a ciência que estuda os aspectos da representação, sistematização do uso e da disseminação da informação através de serviços e produtos informacionais, tratando da análise, planejamento, organização, implementação e administração da informação em bibliotecas, bancos de dados, centros de documentação, sistemas de informações e sites, entre outros.

Bibliotecário é um profissional (bacharel) que trata a informação e a torna acessível ao usuário final, independente do suporte informacional. Ele trabalha em centros de documentação , bibliotecas , pode gerir redes e sistemas de informação além de gerir recursos informacionais trabalhalhando com tecnologia de ponta. O papel do bibliotecário é dividido em várias partes tais como, representação descritiva, serviços de referências, linguagens documentárias e outras áreas. No Brasil, em 12 de março é comemorado o Dia do Bibliotecário.