Desenho animado integrante da Coleção Brenda: A fada encantada.
Este blog publica informações genéricas sobre o mundo das bibliotecas. Você é nosso convidado(a).
sexta-feira, 11 de maio de 2012
Brenda em: O livro encantado
Brenda descobre um livrinho muito interessante dentre tantos outros na biblioteca de sua mãe.
Desenho animado integrante da Coleção Brenda: A fada encantada.
Desenho animado integrante da Coleção Brenda: A fada encantada.
Restauração de livros
Estes problemas e esta falta de cuidados é comum as bibliotecas.
Falta orientação prévia aos usuários.
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Como recuperar um livro velho ou sujo
A Jú não ter certeza de muita coisa. Mas ela ensina a técnica própria e nada profissional.
Serve bem as coleções caseiras ou pessoais.
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terça-feira, 8 de maio de 2012
Capes aprova curso de Biblioteconomia à Distância
No último dia 29
de outubro, o CFB protagonizou um momento histórico para a Biblioteconomia
brasileira. A Presidente do CFB, Nêmora Rodrigues, assinou, juntamente com o
Prof. Dr. Jorge Almeida Guimarães, Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento
de Pessoal de Nível Superior – CAPES, um Acordo de Parceria para a implantação
do Curso de Biblioteconomia na modalidade a distância no Brasil. Estiveram
presentes à solenidade o Prof. Dr. Celso José da Costa, Diretor de Educação a
Distância, e a equipe de implementação do acordo, as bibliotecárias Lucia Alves
e Silva, e Fabíola Ferigato. O Acordo resulta de uma discussão conjunta que se
iniciou em outubro de 2008.
A Presidente do
CFB classificou o acontecimento como um marco na história do ensino e,
consequente mente, da profissão de bibliotecário no país: “enquanto outras
profissões estão sendo surpreendidas pela proliferação de cursos de educação a
distância, a Biblioteconomia acompanha a evolução da educação e do uso das
ferramentas tecnológicas, garantindo, antes de tudo, a qualidade do curso a ser
oferecido”, ela afirma. “Somente os cursos em EAD acompanhados pelo Sistema
CFB/CRB terão os profissionais egressos registrados nos conselhos regionais” .
É oportuno
destacar que a decisão do Sistema CFB/CRB em consolidar tal cooperação para
viabilizar esta formação a distância foi pautada em dois princípios:
na avaliação de que as políticas nacionais têm, ao longo do tempo, favorecido a
distribuição de acervos em detrimento da oferta de serviços de informação, sendo
que qualquer intervenção, visando promover alterações no quadro descrito,
esbarra na pouca quantidade de profissionais formados no país; e no
entendimento de que a educação a distância é uma realidade mundial.
Especialmente para a área de Biblioteconomia, essa modalidade já é efetuada em
diversos países da Ásia e Europa, além dos Estados Unidos, Canadá, México,
Argentina, Venezuela, Costa Rica e Cuba. O sistema de ensino brasileiro faculta
a qualquer instituição a oferta de ensino de graduação nesta modalidade, fato
que poderia se constituir em uma realidade nacional a qualquer momento,
independentemente da qualidade ou da ingerência de qualquer organismo ligado à
área. Desse modo, o Sistema CFB/CRB entende que, ao apoiar a iniciativa da
formação de bibliotecários nessa modalidade , é oportuno conduzir, na qualidade
de organismo fiscalizador, um processo de negociação visando à formação de
bibliotecários que assegurem a qualidade almejada pelas instituições da área e,
sobretudo, pelo mercado.
Para operacionalizar
o trabalho junto à UAB, foram observados os pressupostos estabelecidos
pela ssociação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN),
por meio dos documentos construídos pelas escolas de Biblioteconomia do país,
bem como a observância das Diretrizes Curriculares elaboradas para os Cursos de
Graduação em Biblioteconomia estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Ademais, foram
assumidos como eixos temáticos os seis estabelecidos pelos documentos que a
norteiam, a saber:
1. Fundamentos Teóricos
da Biblioteconomia e da Ciência da Informação;
2. Organização e
Representação da Informação;
3. Recursos e
Serviços de Informação;
4. Gestão da
Informação;
5. Tecnologias de
Informação e Comunicação;
6. Políticas e
Gestão de Unidades, Sistemas e Serviços de Informação.
Elaboração do
projeto pedagógico, o acompanhamento, visando o fiel cumprimento dos princípios
de qualidade emanados pela Comissão de Ensino do CFB, estão a cargo de um grupo
de trabalho composto por bibliotecários professores doutores, com relevada
produção em cada um dos eixos citados e que atuam em diferentes regiões do
país, para atuar junto à UAB, cujas atividades tiveram início em 18 de
junho de 2009.
Esse grupo é
formado pelos seguintes docentes, de acordo com as áreas:
1. Fundamentos
Teóricos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, Prof.ª Dra. Henriette
Ferreiran Gomes (UFBA);
2. Organização e
Representação da Informação, Prof.ª Dra. Lídia Alvarenga (UFMG), que iniciou
com o grupo mas que teve de se afastar por problemas pessoais, e Prof. Dr. José
Augusto Guimarães (UNESP/Marília);
3. Recursos e
Serviços de Informação, Prof.ª Dra. Helen Beatriz Rozados (UFRGS);
4. Gestão da
Informação, Prof.ª Dra. Marta Lígia m Valentin (UNESP/Marília);
5. Tecnologias de
Informação e Comunicação, Prof.ª Dra. Sely Maria de Souza Costa (UnB);
6. Políticas e
Gestão de Unidades, Sistemas e Serviços de Informação, Prof.ª Dra. Célia Regina
Simonetti Barbalho (UFAM).
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Serviço
Cursos com duração de 4 a 12 semanas assuntos como Algorítimos, Teoria dos Jogos e Mitologia. AS aulas são dadas por professores de Princeton, Stanford e das Universidades da califórnia, d Michigan e da Pensilvânia.
Udacity.com
Criado por experts em robótica, oferece seis cursos na área tecnológica. Introdução à , por exemplo, teve 160 Inteligência Artificial, por exemplo, teve 160 mil alunos.
youtube.com/education
Maior portal de vídeos da web tem página de conteúdo educacional dividido em categorias como Universidade. Ensino Fundamental e Médio, e Aprendizado Para Toda a Vida.
verduca.com.br
Site tem 70 aulas de professores de grandes universidades do mundo com legenda em português, mas promete oferecer versão de um total de 4.714 vídeosaulas.
univesp.ensinosuperior.gov.br
O programa do governo de São Paulo vai se tornar uma universidade. Por enquanto, oferecer graduação e pós em parceria com USP e Unesp. Parte das aulas e cursos livres estão disponíveis no site univesp.tv.br
prg.unicamp.br/aulas
Aulas magistrais reúne videos de grandes professores.
domingo, 6 de maio de 2012
Duração da construção dos três templos do Antigo Testamento
Três
foram os templos construídos em Jerusalém, até os dias de Jesus. O primeiro foi
o que Salomão construiu e dedicou ao Senhor. O segundo é conhecido como o
templo de Zorobabel, por ter sido construído ou reconstruído sob sua orientação.
O terceiro o templo que existia nos dias de Jesus, construído por ordem de
Herodes.
Mas,
o que desejamos focalizar neste breve comentário é o tempo que se gastou na
construção de cada um deles.
O
Templo de Salomão, o mais rico em obras de arte, levou sete anos e meio para
ser construído. No segundo, o Templo de Zorobabel, maior, porém menos rico do
que o primeiro, foram gastos vinte e um anos
para construí-lo. O terceiro, Templo de Herodes, o maior de todos,
embora belo e importante, não tinha o esplendor do Templo de Salomão.
Esse
templo teve sua construção iniciada no ano dezenove antes de Cristo, m somente
ficou totalmente terminado no ano de 64 da era cristã. Durou, portanto, 83 ou
84 anos a construção.
Apesar do templo ser morada de Deus, levam o nome de seus construtores: Tempo de Salomão. Templo de Zorobabel, Templo de Herodes |
Mas
então Jesus não declarou que o tempo levara 46 anos a ser construído? Disse,
sim, e está certo, certíssimo. A construção fora iniciada no ano 19 antes de
Cristo. Ora, quando Jesus se referiu aos 46 anos, foi na véspera do ano 27 da
era cristã. Portanto desde o início até a data da declaração são exatamnte46
anos.
Nos
dias de Jesus o Templo já estava em pleno uso, isto é, a parte mais importante
já estava pronta, mas não totalmente terminado. A estrutura principal ficou
pronta no ano 9 antes de Cristo. Daí por diante registraram-se várias
interrupções na construção.
Portanto
a declaração de Jesus Cristo é exata, como tudo quanto disse e fez.
Fonte:
Revista do Pastor, ano I, número I, CPAD
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