sexta-feira, 11 de maio de 2012

Brenda em: O livro encantado

Brenda descobre um livrinho muito interessante dentre tantos outros na biblioteca de sua mãe.
Desenho animado integrante da Coleção Brenda: A fada encantada.

maquina simples de madeira para fazer livros

Binding Tiger

Como é feito um livro

Conservação preventiva em bibliotecas e arquivos

Controle integrado de insetos em bibliotecas e arquivos

Restauração de livros

Estes problemas e esta falta de cuidados é comum as bibliotecas.
Falta orientação prévia aos usuários.

Como recuperar um livro velho ou sujo

A Jú não ter certeza de muita coisa. Mas ela ensina a técnica própria e nada profissional.
Serve bem as coleções caseiras ou pessoais.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Capes aprova curso de Biblioteconomia à Distância


No último dia 29 de outubro, o CFB protagonizou um momento histórico para a Biblioteconomia brasileira. A Presidente do CFB, Nêmora Rodrigues, assinou, juntamente com o Prof. Dr. Jorge Almeida Guimarães, Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, um Acordo de Parceria para a implantação do Curso de Biblioteconomia na modalidade a distância no Brasil. Estiveram presentes à solenidade o Prof. Dr. Celso José da Costa, Diretor de Educação a Distância, e a equipe de implementação do acordo, as bibliotecárias Lucia Alves e Silva, e Fabíola Ferigato. O Acordo resulta de uma discussão conjunta que se iniciou em outubro de 2008.
A Presidente do CFB classificou o acontecimento como um marco na história do ensino e, consequente mente, da profissão de bibliotecário no país: “enquanto outras profissões estão sendo surpreendidas pela proliferação de cursos de educação a distância, a Biblioteconomia acompanha a evolução da educação e do uso das ferramentas tecnológicas, garantindo, antes de tudo, a qualidade do curso a ser oferecido”, ela afirma. “Somente os cursos em EAD acompanhados pelo Sistema CFB/CRB terão os profissionais egressos registrados nos conselhos regionais” .
 É oportuno destacar que a decisão do Sistema CFB/CRB em consolidar tal cooperação para viabilizar esta formação a distância foi pautada em dois  princípios: na avaliação de que as políticas nacionais têm, ao longo do tempo, favorecido a distribuição de acervos em detrimento da oferta de serviços de informação, sendo que qualquer intervenção, visando promover alterações no quadro descrito, esbarra na pouca quantidade de profissionais formados no país; e no entendimento de que a educação a distância é uma realidade mundial. Especialmente para a área de Biblioteconomia, essa modalidade já é efetuada em diversos países da Ásia e Europa, além dos Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Venezuela, Costa Rica e Cuba. O sistema de ensino brasileiro faculta a qualquer instituição a oferta de ensino de graduação nesta modalidade, fato que poderia se constituir em uma realidade nacional a qualquer momento, independentemente da qualidade ou da ingerência de qualquer organismo ligado à área. Desse modo, o Sistema CFB/CRB entende que, ao apoiar a iniciativa da formação de bibliotecários nessa modalidade , é oportuno conduzir, na qualidade de organismo fiscalizador, um processo de negociação visando à formação de bibliotecários que assegurem a qualidade almejada pelas instituições da área e, sobretudo, pelo mercado.
Para operacionalizar o trabalho junto à UAB, foram observados os pressupostos estabelecidos pela ssociação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), por meio dos documentos construídos pelas escolas de Biblioteconomia do país, bem como a observância das Diretrizes Curriculares elaboradas para os Cursos de Graduação em Biblioteconomia estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Ademais, foram assumidos como eixos temáticos os seis estabelecidos pelos documentos que a norteiam, a saber:
1. Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação;
2. Organização e Representação da Informação;
3. Recursos e Serviços de Informação;
4. Gestão da Informação;
5. Tecnologias de Informação e Comunicação;
6. Políticas e Gestão de Unidades, Sistemas e Serviços de Informação.
Elaboração do projeto pedagógico, o acompanhamento, visando o fiel cumprimento dos princípios de qualidade emanados pela Comissão de Ensino do CFB, estão a cargo de um grupo de trabalho composto por bibliotecários professores doutores, com relevada produção em cada um dos eixos citados e que atuam em diferentes regiões do país, para atuar junto à UAB, cujas atividades tiveram início em 18 de junho  de 2009.
 Esse grupo é formado pelos seguintes docentes, de acordo com as áreas:
1. Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, Prof.ª Dra. Henriette Ferreiran Gomes (UFBA);
2. Organização e Representação da Informação, Prof.ª Dra. Lídia Alvarenga (UFMG), que iniciou com o grupo mas que teve de se afastar por problemas pessoais, e Prof. Dr. José Augusto Guimarães (UNESP/Marília);
3. Recursos e Serviços de Informação, Prof.ª Dra. Helen Beatriz Rozados (UFRGS);
4. Gestão da Informação, Prof.ª Dra. Marta Lígia m Valentin (UNESP/Marília);
5. Tecnologias de Informação e Comunicação, Prof.ª Dra. Sely Maria de Souza Costa (UnB);
6. Políticas e Gestão de Unidades, Sistemas e Serviços de Informação, Prof.ª Dra. Célia Regina Simonetti Barbalho (UFAM).
A previsão de início da primeira turma do curso é março de 2010.


Fonte: PORTAL MARISTA

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Serviço


Coursara.org
Cursos com duração de 4 a 12 semanas assuntos como Algorítimos, Teoria dos Jogos e Mitologia. AS aulas são dadas por professores de Princeton, Stanford e das Universidades da califórnia, d Michigan e da Pensilvânia.


Udacity.com
Criado por experts em robótica, oferece seis cursos na área tecnológica. Introdução à , por exemplo, teve 160 Inteligência Artificial, por exemplo, teve 160 mil alunos.


youtube.com/education
Maior portal de vídeos da web tem página de conteúdo educacional dividido em categorias como Universidade. Ensino Fundamental e Médio, e Aprendizado Para Toda a Vida.


verduca.com.br
Site tem 70 aulas de professores de grandes universidades do mundo com legenda em português, mas promete oferecer versão de um total de 4.714 vídeosaulas.


univesp.ensinosuperior.gov.br
O programa do governo de São Paulo vai se tornar uma universidade. Por enquanto, oferecer graduação e pós em parceria com USP e Unesp. Parte das aulas e cursos livres estão disponíveis no site univesp.tv.br


prg.unicamp.br/aulas
Aulas magistrais reúne videos de grandes professores.

domingo, 6 de maio de 2012

Duração da construção dos três templos do Antigo Testamento

Três foram os templos construídos em Jerusalém, até os dias de Jesus. O primeiro foi o que Salomão construiu e dedicou ao Senhor. O segundo é conhecido como o templo de Zorobabel, por ter sido construído ou reconstruído sob sua orientação. O terceiro o templo que existia nos dias de Jesus, construído por ordem de Herodes.

Mas, o que desejamos focalizar neste breve comentário é o tempo que se gastou na construção de cada um deles.

O Templo de Salomão, o mais rico em obras de arte, levou sete anos e meio para ser construído. No segundo, o Templo de Zorobabel, maior, porém menos rico do que o primeiro, foram gastos vinte e um anos  para construí-lo. O terceiro, Templo de Herodes, o maior de todos, embora belo e importante, não tinha o esplendor do Templo de Salomão.

Esse templo teve sua construção iniciada no ano dezenove antes de Cristo, m somente ficou totalmente terminado no ano de 64 da era cristã. Durou, portanto, 83 ou 84 anos a construção.
Apesar do templo ser morada de Deus,
levam o nome de seus construtores:
Tempo de Salomão.
Templo de Zorobabel,
Templo de Herodes
Mas então Jesus não declarou que o tempo levara 46 anos a ser construído? Disse, sim, e está certo, certíssimo. A construção fora iniciada no ano 19 antes de Cristo. Ora, quando Jesus se referiu aos 46 anos, foi na véspera do ano 27 da era cristã. Portanto desde o início até a data da declaração são exatamnte46 anos.

Nos dias de Jesus o Templo já estava em pleno uso, isto é, a parte mais importante já estava pronta, mas não totalmente terminado. A estrutura principal ficou pronta no ano 9 antes de Cristo. Daí por diante registraram-se várias interrupções na construção.

Portanto a declaração de Jesus Cristo é exata, como tudo quanto disse e fez.

Fonte: Revista do Pastor, ano I, número I, CPAD