sexta-feira, 31 de maio de 2013

Encontrado na Italia manuscrito da Tora mais antigo do mundo


Texto contém letras e sinais proibidos por judeu no século XII

O pergaminho mede 36m de comprimento e 64cm de largura Foto: AFPA Universidade de Bolonha (Itália) encontrou o que pode ser o manuscrito da Torá mais antigo do mundo, segundo um professor italiano que afirma que o texto sagrado foi escrito no século XII.
O valioso pergaminho de pele de cordeiro foi catalogado de modo equivocado por um arquivista da biblioteca universitária em 1889, que acreditou que pertencia ao século XVII. Mas o professor de estudos hebraicos Mauro Perani constatou que o texto era anterior às normas de escrita da Torá adotadas no século XII.
“Imediatamente, percebi que era muito mais antigo”, disse.
O professor explicou que o texto contém letras e sinais proibidos pelo erudito e filósofo judeu Moisés Maimônides no século XII.
“Este pergaminho é muito raro porque quando os manuscritos estragam, perdem sua santidade e não podem ser mais utilizados. Então, são enterrados”, explicou Perani. “Seu estado de conservação é excelente”, completou.
“Os nazistas na Europa central e os fascistas na Itália destruíram dezenas de milhares de rolos. Aconteceu uma incrível destruição no século XX”, disse.
O texto foi submetido a várias análises de carbono na Itália e Estados Unidos, que confirmaram que foi escrito entre o fim do século XII e o início do século XIII.

O pergaminho mede 36 metros de comprimento e 64 centímetros de largura.
Pergaminho de pele de cordeiro pode ser o exemplar mais antigo da Torá conhecido Foto: AFP
Pergaminho de pele de cordeiro pode ser o exemplar mais antigo da Torá conhecido

Doações de hoje


A Biblioteca O S Boyer acusa as doações do seguintes livros:

"VAI ORANDO" de Heldir Rodrigues Galvão
Livro de poemas emancipados*.
"Cada um dos poemas nasceram da pena do seu Galvão que debruçado em sua escrivaninha por horas a fio  estudava a Bíblia e inspirava-o a escrever. São peças literárias cheias de ensinamentos do Senhor, inspiradas pelo Espírito, dedicadas à família, à Justiça, à bondade e à Misericórdia; e ao amor de sua vida, sua querida Marlene, a mulher da sua juventude." - Cesar Cruz, escritor, maio, 2013
Esta obra literária tem edição limitada e distribuição entre família, parente e amigos.

"A ESSÊNCIA DO CULTO CRISTÃO - Uma investigação no capítulo 14 de 1 Coríntios acerca dos princípios e elementos do culto cristão", de Edson Reis; Ed. Sinergia, rio de Janeiro; 2012
"É uma obra que cumpre importante papel teorizante quanto ao tema, sem furtar-se de oferecer aplicações e propostas que poderão, se levadas ao ´lano prático, resgatar o que é uma das propostas do trabalho: a essência do culto cristão." - Rev. prof. Me. Jeferson Antônio Fernandes Bacelar
Esta doação nos foi oferecida pelo autor. Distrito Industrial de Ananideua, PA

Dez motivos pelos quais você deveria ler todos os dias

Uma das práticas que os jovens consideram mais entediantes é a leitura. Não é raro ouvir reclamações sobre a obrigatoriedade da leitura, mesmo que algumas histórias surpreendam por atrair o interesse. Contudo, estabelecer o hábito da leitura pode trazer diversos benefícios para a vida, tanto no mundo acadêmico quanto na carreira. Confira a seguir 10 motivos pelos quais você deveria ler todos os dias:

1. Estímulo mental
O cérebro necessita treinamento para se manter forte e saudável e a leitura é uma ótima maneira de estimular a mente e mantê-la ativa. Além disso, estudos mostram que os estímulos mentais desaceleram o progresso de doenças como demência e Alzheimer.

2. Redução do estresse

Quando você se insere em uma nova história diferente da sua, os níveis de estresse que você viveu no dia são diminuídos radicalmente. Uma história bem escrita pode transportá-lo para uma nova realidade, o que vai distraí-lo dos problemas do momento.

3. Aumento do conhecimento

Tudo o que você lê é enviado para o seu cérebro com uma etiqueta de “novas informações”. Mesmo que elas não pareçam tão essenciais para você agora, em algum momento elas podem ajudá-lo, como em uma entrevista de emprego ou mesmo durante um debate em sala de aula.

4. Expansão de vocabulário
A leitura expõe você a novas palavras que inevitavelmente elas serão incluídas no seu vocabulário. Conhecer um número grande de palavras é importante porque permite que você seja mais articulado em seus discursos, de maneira que até mesmo a sua confiança será impulsionada.

5. Desenvolvimento da memória
Quando você lê um livro (especialmente os grandes) precisa se lembrar de todos os personagens, seus pontos de vista, o contexto em que cada um está inserido e todos os desvios que a história sofreu. A boa notícia é que você pode utilizar isso a seu favor, fazendo dos livros um treino para a sua memória. Guardar essa quantidade de informações faz com que você esteja mais apto para se lembrar de eventos cotidianos.

6. Habilidade de pensamento crítico
Já leu um livro que prometia um mistério confuso e acabou por desvendá-lo antes mesmo do meio da história? Isso mostra a sua agilidade de pensamento e suas habilidades de pensamento crítico. Esse tipo de talento também é desenvolvido por meio da leitura. Portanto, quanto mais você lê, mais aumenta sua habilidade de estabelecer conexões.

7. Aumento de foco e concentração

O mundo agitado de hoje faz com que sua atenção seja dividida em várias partes, de modo que manter-se concentrado em apenas uma tarefa torna-se um desafio. Contudo, livros com histórias envolventes são capazes de desligar você do mundo ao redor, fazendo com que sua atenção esteja inteiramente voltada para o que acontece na trama. Embora você não perceba, esse tipo de exercício ajuda você a se concentrar em outras ocasiões, como quando precisa finalizar um projeto urgente.

8. Habilidades de escrita
Esse tipo de habilidade anda lado a lado com a expansão do seu vocabulário. Assim como a leitura permite a você ser alguém mais articulado na fala, também vai ajuda-lo a colocar com mais clareza os seus pensamentos no papel. Isso vai dar a você a chance de produzir textos com mais qualidade, não apenas de vocabulário, como também correção gramatical e ideias mais ricas.

9. Tranquilidade
O fato de envolver você em uma história e livrá-lo do estresse cotidiano faz do livro uma ótima ferramenta para alcançar a paz interior. Nos momentos de estresse, procure se distrair do que acontece com uma história que atrai seu interesse. Isso vai acalmá-lo e ajudá-lo a melhorar seu humor.

10. Entretenimento a baixo custo

Muitas pessoas acreditam que o conceito de diversão está diretamente ligado aos altos custos de uma viagem ou mesmo de uma festa. Contudo, se você encontrar um livro que chame a sua atenção, poderá viajar sem sair da sua casa.

[Universia - 22/05/13]
[http://www.brasilquele.com.br/2013/05/24/dez-motivos-pelos-quais-voce-deveria-ler-todos-os-dias] 

domingo, 26 de maio de 2013

Como contar histórias


     Concordei em publicar estas dicas porque acredito no poder da história contada; na capacidade do ouvinte criar o seu próprio cenário. 

5 DICAS PARA PROFESSORES

As informações verdadeiramente úteis para quem está na escola.

1.     Você consegue.
Parece simples, mas é o mais importante.  A confiança. Acredite que quase todos  contamos histórias no nosso dia-a-dia. Se tentar reproduzir a mesma confiança que tem quando está a contar algo  a familiares ou amigos, tudo se torna mais fácil.

2.     Esqueça os gestos.
E esqueça a entoação.  Concentre-se no conteúdo. Ser conhecer bem a história, se acreditar que a história é importante, se contar com verdade, é isso  que é “psicologicamente apreendido” pelos alunos. Menos “teatro” mais emoção.

3.     Seja “outra pessoa”.
Por exemplo, quando for contar, coloque uns óculos, ou retire os óculos. É importante para os alunos entenderem  que aquele é um momento diferente. Sente-se. Ou levante-se.  Outras ideias que funcionam. O importante é fazer algo diferente.

4.     O início é fundamental.
Mas o início é ANTES de começar a contar.  Deixe todos na “frequência psicológica” certa. Diga que vai contar. Depois, diga outra vez. E uma última vez.  Assim já devem estar prontos. Depois comece.

5.     Comece por baixo.
Uma história de um minuto. Ou menos.  Depois, se sentir que funcionou, pode ir aumentando o tempo.

Esperamos ter sito úteis.
Aguardamos um comentário.
Mundo Brilhante – Escola brilhante
www.mundobrilhante.secxxi.com