As bibliotecas vêm passando por grandes mudanças tecnológicas desde a
implantação dos sistemas de informatização, o que possibilitou a integração dos
serviços, ou seja, cadastrar usuários, realizar empréstimos e devoluções e
realizar todo o processamento técnico em um único lugar. Esses sistemas, de
início, não eram comercializados, porém, com o passar do tempo, passaram a ser
vendidos. Hoje existem alguns sistemas gratuitos, que facilitam a automação de
bibliotecas e centro de documentação. Com a chegada das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) o serviço de referência passou a ter um novo aliado no momento de se realizar as pesquisas, facilitando a vida do usuário que, necessariamente, não precisa mais se deslocar da sua casa para conseguir fazer sua pesquisa. O usuário passa a utilizar os sites de relacionamentos, mensagens instantâneas e até os sites de divulgação da unidade informacional para poder obter os serviços e produtos que a biblioteca poderá oferecer para ele de uma forma digital. Diante disso, as unidades de informação terão que analisar quais tecnologias no mercado serão mais eficientes para atingir os objetivos quanto a satisfação do usuário buscando, desta forma, a adoção das tecnologias com melhor custo-benefício. Toda unidade de informação deve estar constantemente atenta às tendências do mercado e investir em produtos tecnológicos facilitadores para uma eficaz recuperação da informação e a satisfação do usuário, tudo isso sem abandonar as conquistas já alcançadas. Verticebooks - SAB - 38 |
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quinta-feira, 5 de março de 2015
As tecnologias no serviço de referência em bibliotecas
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