quinta-feira, 29 de junho de 2017

Sinais proféticos: Em busca da “fonte da juventude”

     Ruy Castro, colunista da seção “Opinião” (“Fonte da juventude”, Folha, 05/04/2017) escreveu sobre a ciência e a sua capacidade de se abster de catástrofes pelas quais passa incólume. Porém, o que interessa mesmo é o contexto do seu argumento ao abordar o empenho da Ciência de tornar o homem imortal.

     Segundo o texto, “em breve, todas as mazelas do envelhecimento – câncer, demência, problemas cardiovasculares, saúde física, psíquica e degenerações várias – serão eliminadas se, e somente se, forem detectadas previamente e submetidas a uma intervenção tecnológica”. O que isso quer dizer?

     Segundo Ruy Castro, quer dizer que nós não devemos nos surpreender se num futuro próximo o homem chegar à idade do Matusalém bíblico (mais de 900 anos). O que diz a tese do gerontologista britânico Audrey de Orey. No futuro as pessoas continuarão morrendo, mas de catástrofes alheias, ou seja, não mais por fadiga de material.

     Mas ai urge uma nova questão: Será que a vida se mantém produtiva durante o milênio particular? A Bíblia registra diversos protagonistas que se projetaram depois dos 100 anos – Adão, Abraão, Matusalém, Enoque, Moisés etc. Depois de séculos e milênios de intenso pecado restou ao homem apenas um viés bíblico e mesmo assim somente para não morrer antes da hora. Tiago escreve que “a nossa vida é um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece”. (Tg4.14).

     Atualmente só existe um viés para o prolongamento da vida: Os “Dez Mandamentos”, para uma vida integral com Deus, “porque Deus ordenou dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: quem maldisser ao pai ou a mãe, certamente morrerá” (Mt 15.4) Amar a Deus sobre todas as coisas; ouvir a voz do Espírito Santo, para alcançar “o prolongamento dos seus dias...” (Dt 30.20). A obediência ao mandamento não é passaporte para que a idade seja mensurada em séculos e milênios, mas evitar o fim antecipado.

     Estamos falando de ciência dos homens que se multiplica às portas da volta do Senhor Jesus, um dos sinais proféticos que alerta os homens para o ajuste de contas com Deus é a multiplicação da ciência do homem e a consequente subversão aos mandamentos do Senhor. Esse prêmio – prolongamento da existência - que o homem tenta antecipar não tem o aval de Deus. Todos os que vencerem o mundo terão como prêmio a vida eterna. Sinta as palavras de Moises nesta oração: “Os dias de nossa vida chegam a 70 anos, e se alguns, pela sua robustez, chegar a 80 anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando”. (Salmo de Moises 90.10). Você crê nisso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOSB agradece o seu comentário.