sexta-feira, 18 de junho de 2010

“Hábitos de Informação e Formação de Opinião da População Brasileira”

O Planalto encomendou pesquisa para saber a quanta anda a leitura do brasileiro. Descobriu que 46,1% deles lêem jornal. Mas não foi só isso, a amostragem também descobriu outros dados interessantes que merecem destaque: 21,4% dos entrevistados dizem se interessarem por notícias em geral; a maioria, porém, 68%, acompanham pouco; felizmente, a minoria, da amostragem, 10,2%, não acompanha.

Jornal

41,6% dos brasileiros Lêem jornais, e 39,4% lêem revistas. A pesquisa também constatou de que os brasileiros gostam mesmo é de se informar pelos meios de comunicação televisivos. A prova disso é que 96,6 dos entrevistados assistem TV; 80,3% preferem o rádio. Donde se conclui que somente 16,3% destes se dedicam em assistir TV. Os jornais ocupam terceiro lugar da preferência nacional. A internet se esforça para acompanhá-los.

Há poucos leitores de jornal. Segundo a pesquisa 24,7% o lêem diariamente; 30,4% lêem uma vez por semana; 42,3% lêem somente aos domingos; e 30,4% consideram a segunda-feira o dia ideal de leitura.

A pesquisa chegou a entrevistar 12 mil pessoas em 539 cidades do país.

Internet

46,1% dos entrevistados têm o hábito de acessar a Internet. Sendo que 66,5% o fazem em casa. A banda larga é o serviço mais utilizado para acesso a Internet. A Internet faz a felicidade de quase 80% dos sortudos. Porém, a informação não é a prioridades dos destes: 24,8% buscam informações; e 47,7% lêem jornais na net.

TV

Agora pasme com a surpreendente constatação da pesquisa: 69,4% dos entrevistados consideram a TV o meio de comunicação mais confiável. Porém, o poder de influência dos meios de comunicação não faz a cabeça dos usuários. Mas 7,9% dos telespectadores admitem que seja influenciado pelos meios de comunicação; e 62,9%, esporadicamente.

Pode-se concluir que apesar do poder de influência da imprensa ela não é isenta e nem imparcial. Para mais da metade dos entrevistados a redação é tendenciosa e parcial. E somente um quarto dos entrevistados acredita que a imprensa concebe informação isenta.

Fonte: Dados obtidos em informação publicadas pelo Estadão, Negócios, 18/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOSB agradece o seu comentário.