A nota abaixo é antiga (2002). Mas não é por isso que deixou de ser desinteressante. O projeto é formidável e visa a posteridade. Pelomenos nos próximod doi mil anos. No final da nota o endereço vitual do projeto permite que você se atualize depois desses 9 anos de anunciado. Encantou-me. Espero que encante você também.
A fundação norte-americana Long Now busca colaboradores - linguistas profissionais e conhecedores de dialetos - para o Rosetta Project, iniciativa que pretende criar um banco palavras em amsi de 4 mil línguas. O objetivo é preservar o vocabulário de línguas atuais, das mais difundidas às ameaçadas de extinção. O projeto deverá ter resultado em três mídias: uma obra de referência, um banco de dados digital (já parcialmente disponível na internet) e um disco de níquel de 2 mil a nos de vida útil e 7,5 cm de3 diâmetro, no qual serão escritas microscopicamente, em cerca de mil línguas, 27 páginas de texto.
Para ler o conteúdo desse disco, será necessário um microscópio com capacidade de aumento de mil vezes. O nome do projeto faz referência à Pedra de Roseta, atualmente no Museu Britânico (londres), achado arqueol[ogico que permitiu a Jean-François Champlion, em 1822, compreender a escrita hieroglífica.
Quer se atualizar com o projeto? Então entre em http://www.rosettaproject.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
BOSB agradece o seu comentário.